21/07/16 - 14:53:26

Huse realizou mais de 10 mil tomografias no 1º semestre de 2016 (Foto SES)

Após sofrer um trauma na face, o estudante Luís Alves, 32, precisou fazer uma tomografia sem contraste no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Ele explica que o exame é preciso e fundamental para um diagnóstico exato. “Senti medo, mas os profissionais me acalmaram e deu tudo certo. O exame é perfeito e mostra exatamente o local afetado. Fico aliviado porque podemos contar com um importante serviço em um hospital público. Agora, aguardo o médico avaliar os resultados do exame e definir se continuo internado ou vou pra casa”, disse o jovem.

No primeiro semestre deste ano, o Huse realizou 10.816 exames de tomografias. Foram 9.682 tomografias sem contraste e 1.134 com contrate, segundo demonstrativo de produção do Serviço de Diagnóstico por Imagem. Essas estatísticas revelam a resolutividade e a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que passaram a contar com o terceiro tomógrafo, dessa vez instalado em uma sala exclusiva no Pronto Socorro do Huse.

O novo tomógrafo é de 16 canais e já está em pleno funcionamento. Os outros dois equipamentos, um de 64 canais, localizado na área de exames, e o outro com 2 canais, localizado no Centro de Oncologia.

“A oferta está maior, fortalecendo a qualidade dos serviços. O novo tomógrafo chegou para avançar o trabalho já desenvolvido nos atendimentos de urgência e emergência. O melhor é que tudo será feito no Pronto Socorro, sem a necessidade de deslocar o paciente para outros setores do hospital. O parque tecnológico do Huse está cada vez mais ampliado”, esclareceu a superintendente do Huse, Lycia Diniz.

No ano de 2015, o Serviço de Diagnóstico por Imagem do Huse registrou 18.462 exames de tomografia com e sem contrastes, uma média de 1.684 exames realizados mensalmente no hospital.

Fonte: Secretaria de Saúde de Sergipe – SES