Aracaju, 28 de março de 2024

BLEFES E ARTIMANHAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Agora afunilou. Não há mais tempo a pensar. Apenas um grupo ainda está fazendo ‘c.. doce’ para fechar composição. Vai terminar abandonado, ou tendo que lançar uma já ensaiada candidatura imprópria. A partir de segunda-feira o pau canta e os preparativos para convenção estão em cima. Até 05 de agosto tem que ser feitas todas as chapas. De candidatos a prefeito (majoritária) e a vereador (proporcional).

Se perceberem resta apenas um entendimento com o PSC&Cia para fechar toda questão. O senador Eduardo Amorim vai anunciar, até o final de semana, que não será candidato a prefeito. O seu grupo já sabe disso, mas em respeito à sua liderança ainda espera. O deputado federal André Moura chega hoje a Aracaju e já tem compromisso marcado com o prefeito João Alves Filho (DEM) para novas conversas. Um almoço com cardápio definido. Dessa vez, talvez, definitivo.

Protelar jamais. Pelo menos é isso que espera os demais sete partidos que anunciaram apoio à reeleição de João e que querem a continuidade de José Carlos Machado (PSDB) na vice. Partidos novos que estão chegando não desejam uma composição só para votar no candidato. Querem garantias de participação efetiva na administração futura. Setores do PSC ainda hoje reclamam que fizeram aliança em 2012, mas ninguém foi chamado para ocupar sequer uma vaga de servente em escola de periferia.

Os membros de siglas que compõem com João Alves Filho têm certeza que o PSC fará aliança com o prefeito e pode indicar o vice. Acham que hoje será batido o martelo de forma definitiva, sem atingir o dedo. O grupo formado pelo deputado federal Valadares Filho (PSB) não tem a menor dúvida que contam com o PSC. Conversas de bastidores que acontecem e declarações da cúpula cristã, indicam que o apoio será socialista.

Vamos ver. Tudo pode acontecer. No Pôquer político, blefar também faz parte do jogo.

DISCUSSÃO

Enquanto policiais discutem asneiras publicamente sobre a questão da segurança, quatro marginais assaltam uma das lojas mais tradicionais de Aracaju.

Acontece na movimentada avenida Jorge Amado, na 13 de Julho.

CÁLCULO

O deputado Capitão Samuel calcula que colocando um delegado e um oficial por município, ainda sobraria uns 200 oficiais e uns 70 Delegados.

Esses poderiam exercer outras atividades e plantões.

MUITO CEDO

Secretário de Segurança, João Batista, disse, ontem, que é muito cedo para prognóstico, porque as investigações estão ocorrendo com paciência e calma.

Mesmo com necessidade de celeridade.

HIPÓTESES

João Batista diz que a polícia trabalha com todas as hipóteses. Tanto que tenha sido uma execução ou mesmo um assalto que culminou em latrocínio.

A polícia não pode abandonar qualquer possibilidade.

ANDRÉ MOURA

O líder do Governo na Câmara, André Moura (PSC) participa do Grupo Estratégico do Governo, formado por ministros e técnicos que analisam a administração.

Ontem o grupo teve reunião com a área econômica.

EUFORIA

Segundo André Moura percebe-se certa euforia na área, porque a economia começa a dar sinais de recuperação e a tendência é não evitar qualquer retração.

– A reação positiva demonstra que a economia tende a decolar, disse.

RETORNO

André Moura retorna hoje a Aracaju. Segundo ele, o secretário da Agricultura, Carlos Batalha, tem lhe telefonado com insistência para marcar um almoço com João Alves.

Hoje ou amanhã esse almoço sai, tendo a composição no cardápio.

ZUM-ZUM-ZUM

Corre um zum-zum-zum nas especulações sobre a sucessão municipal, de que o nome do deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) seria o vice na chapa de João Alves Filho.

Venâncio sempre defendeu que o grupo apoiasse a reeleição de João.

CONVERSA

João Alves Filho conversou com o vice José Carlos Machado e lhe disse que está incrementando as conversas e aguardando posições de outros partidos.

Os dois voltarão a conversar depois.

MOMENTO

O vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) defende que no momento certo o prefeito João Alves Filho indique o vice da chapa à reeleição, sob seu comando.

– Esse controle tem que ser do prefeito, disse.

PLENO

Está pautado para 03 de julho o julgamento pelo Pleno do Tribunal de Justiça dos deputados Augusto Bezerra e Paulinho da Varzinhas, sobre a subvenção na Alese.

Serão julgados também Nolet, secretárias e presidentes de associações.

ENCONTRO

Ontem houve um encontro bem movimentado na sede do PSD, com Valadares Filho, José Franco, Capitão Samuel e Bosco Costa.

A ausência de Fábio Henrique foi porque ele e Bosco estão de mal.

ANÚNCIO

O senador Eduardo Amorim (PSC) vai anunciar amanhã sua posição quanto candidatura a prefeito de Aracaju, mesmo que isso esteja fora de cogitação.

As apostas aumentam em favor do ‘não’.

PARTIDOS

André Moura retorna de Brasília sem conseguir ficar com o PTN e nem o PSDC, nessa questão política, ele desembarca de ‘mãos abanando’.

As condições impostas pelos dois partidos não foram aceitas.

DILMA

Benedito Figueiredo (PMDB) diz que primeiro vamos ver o que Dilma dirá sobre o PMDB quando vier a Aracaju segunda-feira. Espera que não aconteça nada.

– Mas se acontecer, vamos reagir…

BOM SENSO

Benedito espera que haja bom senso tanto por parte da presidente afasta, quanto do próprio PT, porque o PMDB é um aliado na disputa pela Prefeitura de Aracaju.

Tratar o partido ou algum dos seus representantes como golpista não dá para aceitar.

ACADEMIA

A escritora Alice Vitória, de 13 anos, com três livros infantis publicados e dois no prelo, está se inscrevendo para uma cadeira de imortal na Academia Sergipana de Letras.

Alice já lançou livros no exterior, um deles com prefácio de Maurício de Souza.

VAGAS

Existem duas vagas na Academia e Alice Vitória vai tentar uma delas, porque as regras não especificam idade para se ser acadêmico.

Se for eleita será fato inédito…

Notas

Transposição – Segundo o sargento Edgard Menezes, até agora a única transposição que ocorreu na obra do rio São Francisco foi a ‘transposição de dinheiro para as contas bancárias dos corruptos’. Para ter sido concluída no Governo Lula, as obras no rio São Francisco andam a passos de cágado e sem perspectiva de chegar ao fim.

0x0

Juros – Pela oitava vez seguida, o Banco Central (BC) não mexeu nos juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve ontem a taxa Selic em 14,25% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas, que preveem que a taxa ficará inalterada até o fim do ano.

0x0

Entrave – A CNI considerou a manutenção da taxa Selic – juros básicos da economia – em 14,25% ao ano mais um entrave à retomada da atividade econômica. Em nota, a entidade destacou que o setor espera o início da redução dos juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

0x0

Cunha – O STF, Ricardo Lewandowski, negou ontem, por motivos processuais, pedido feito pela defesa do deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para suspender os depoimentos de 11 testemunhas de acusação na ação penal em que o parlamentar é acusado dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

0x0

Gastos – O TSE divulgou limites de gastos de campanha que poderão ser feitos por candidatos a prefeito e a vereador nas eleições. Para prefeito, o município que tem o maior limite de gasto de campanha é São Paulo, cujos candidatos a prefeito da capital paulista podem gastar pouco mais de R$ 45 milhões.

0x0

Ponto – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), disse ontem que vai descontar o dia de trabalho dos deputados que faltarem às sessões de votação no plenário da Casa após o retorno do recesso branco. A meta é garantir quorum para as votações no período que antecede as eleições municipais de outubro.

Conversando

Urgente – Capitão Samuel vê situação do Estado grave e com mais 12 mil desempregados chegaremos à beira do abismo. Precisamos de atitude urgente.

Presídios – Sargento Edgard diz que enquanto não houver investimento em educação pública de qualidade, o Brasil vai continuar construindo presídios.

Federalizar – De Antônio Samarone: A OAB aponta a federalização da segurança pública como saída. Sim, e existe alguma viabilidade na proposição?

Provocar – Tenente coronel Adriano Reis diz que irá provocar judicialmente presidente da Adepol por críticas ao trabalho de oficiais da Polícia Militar.

Lamenta – Deputado estadual Antônio Santos lamenta que Governo do Estado só tenha capacidade de tocar obras mediante empréstimos.

Base de apoio – Carlos Batalha diz que PMB, partido ao qual seu filho está filiado, fará sim parte da base de apoio de João Alves Filho (DEM).

Denúncia – O vereador Agamenon Sobral denuncia que colocaram um jornalista na Emurb para fazer campanha para o filho de Carlos Batalha.

Segurança – Capitão Samuel diz que presidente da OAB-SE entende é de defender seus clientes: “desde quando Henri Clay entende de segurança?”, pergunta.

É triste – Olimpíadas darão tanto prejuízo quanto a Copa do Mundo. Brasil não tem estrutura e nem organização para realizar eventos do tipo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também