21/07/16 - 14:11:43

Novos conselheiros tomam posse no Conselho Estadual de Educação (Foto ascom)

Por Ítalo Marcos

Em uma solenidade concorrida, o auditório do Sebrae ficou lotado na tarde da última quarta-feira, 20, quando foi realizada a posse de 13 novos conselheiros no Conselho Estadual de Educação.

Entre todos eles, cinco são representantes da Secretaria de Estado da Educação: Eliana Borges de Azevedo, Francileide Souza Alves, Maria José Vieira da Silva, Simone Paixão Rodrigues e Joniely Cheyenne Moura Cruz.

Representando o governador em exercício Belivaldo Chagas, o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, foi o presidente de honra da solenidade de posse, e falou sobre as qualidades de cada um dos novos empossados, ressaltando também a importância do CEE.

“A visão que nós temos é de que a Secretaria de Estado da Educação não consegue trabalhar sem a parceria com o Conselho Estadual de Educação. É ele que normatiza as estradas pelas quais nós devemos nos conduzir. O Conselho é a autoridade de última instância para regrar, regular, regulamentar e dizer se efetivamente os atos que nós praticamos em cada uma de nossas escolas são legais”, afirmou.

A superintendente Executiva da Seed, Marieta Barbosa, já faz parte dos quadros do Conselho Estadual de Educação, e não poupou elogios aos novos integrantes.

“Acho importante essa renovação, pois é uma maior oportunidade de alguns que fizeram um excelente trabalho estarem sendo reconduzidos, e outros novos que estão chegando poderem contribuir positivamente. São pessoas que têm um conhecimento profundo da educação e que certamente vão qualificar cada vez mais o Conselho”, declarou.

Além da professora Marieta, também já faz parte do CEE, representando a Seed, a professora Luana Silva Boamorte de Matos, que também prestigiou o evento de posse dos novos conselheiros.

Novos conselheiros

Os novos conselheiros empossados e os reconduzidos se mostraram emocionados e confiantes nos desafios que têm pela frente.

A professora Joniely Cheyenne Moura Cruz, que é coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas em Avaliação e Currículos (NEPAC), foi uma das empossadas, e não escondeu a sua satisfação com o momento.

“O Conselho é um colegiado de grande importância para contribuir com a educação. É um órgão que serve de assessoramento para a Secretaria de Estado da Educação a fim de que as escolas possam funcionar e exercer o seu papel, que é a construção do saber. Para mim, está sendo um grande reconhecimento e valorização do meu trabalho, e estarei contribuindo para a educação do nosso estado”, disse.

Também representando a Seed, a nova conselheira Simone Paixão Rodrigues foi mais uma das apostas do secretário Jorge Carvalho, que a indicou e foi nomeada pelo governador Jackson Barreto.

“Sinto-me bastante honrada por poder agora exercer essa função de conselheira nesse colegiado. Acredito sinceramente que o Conselho Estadual de Educação tem um papel importantíssimo na qualidade da educação do Estado, e buscarei honrar essa minha nomeação”, afirmou.

Reconduzido ao cargo de conselheiro, José Sebastião dos Santos Filho disse que “a gente tem a missão de analisar e estabelecer as normas para as redes de educação de Sergipe. Os desafios são grandes, o trabalho é diário e a gente tenta ao máximo fazer com que se viabilize a educação em nosso Estado”.

Presenças

Estiveram presentes ao evento a secretária adjunta da Educação de Aracaju, Osvaldina Ribeiro da Cruz, representando o prefeito João Alves Filho; o ex-secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima; o presidente do Conselho Estadual de Educação, José Joaquim Macedo; o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça; o promotor de Justiça da área da Educação, Cláudio Roberto Alfredo de Sousa; o juiz federal Edmilson Pimenta, o secretário geral do Conselho; o vice-presidente da Undime Estadual de Educação, Klebert Moura; o vice-presidente da Undime, professor Humberto Gonzaga, além de diversas outras autoridades.

Assessoria de Comunicação da SEED