Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Palestra aborda importância da doação de sangue (Foto assessoria)

_____colaboradores

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) promoveu no início da semana uma palestra sobre a importância da doação de sangue para colaboradores do Grupo Cencosud. A atividade, com cerca de 30 funcionários, foi coordenada pela equipe da empresa, ‘Você em Ação – Serviços Financeiros’, e teve como finalidade estimular o ato regular da doação através da promoção do exercício da cidadania.

A palestrante do Hemocentro, Sandra Medeiros Pantaleão, abordou a importância social de ser um doador frequente de sangue. Ela também detalhou as condições necessárias para doar e como funciona o processo no Hemose, desde o cadastro até a coleta de sangue. “A doação ultrapassa a solidariedade, é uma questão de responsabilidade social”, ressaltou.

Na ocasião, a assistente social destacou a necessidade diária de sangue para abastecer os estoques e assegurar a manutenção do atendimento da rede hospitalar do Estado. Nesse quesito, a profissional lembrou que o sangue coletado e processado no Hemose atende a pacientes oncológicos, cirurgias cardíacas e ortopédicas, recé-nascidos (RN), além de pacientes portadores de doenças hematológicas, a exemplo da Anemia Falciforme.

“É um procedimento simples, rápido e seguro. O benefício está na satisfação em ajudar o próximo, já que o ato prestado por um doador pode salvar de três a quatro vidas. Essa é uma iniciativa que não traz prejuízos para quem doa”, frisou Sandra.

De acordo com Evilly, da equipe ‘Você em Ação’, com a realização da atividade a instituição busca a integração dos colaboradores. “Promovemos duas ações ao ano, e a doação de sangue foi o tema escolhido para trabalharmos com os colegas, informando como funciona o serviço e esclarecendo as dúvidas sobre a doação”, informou.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentado e portar documento de identificação com foto. Também é necessário ter mais de 50 kg e não ter contraído Doença de Chagas, Hepatite, entre outras.  Mulheres gestantes ou que estejam amamentando não podem doar por um período de um ano.

Agendamento

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, o as informações podem ser passadas através dos telefones da unidade: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte assessoria

Leia também