23/07/16 - 05:56:03

Certidão Negativa para Fins Eleitorais já pode ser retirada (Foto divulgação)

Quem deseja se candidatar às próximas eleições em qualquer um dos seis estados que compõem a 5ª Região da Justiça Federal (AL, CE, PE, PB, RN, SE) já pode adquirir a Certidão Negativa para Fins Eleitorais, exigida pela Justiça Eleitoral para formalização da candidatura, no site do TRF5, sem pagar nada.

Para solicitar a certidão, o candidato deve acessar o site www.trf5.jus.br e, à direita, na seção “Serviços Públicos”, clicar em “Certidão Negativa” (imagem em anexo). A validade é para todo o Brasil, por 90 dias, após a data de emissão.

Caso o sistema não emita o documento automaticamente, o interessado deve enviar um e-mail para: trf5-certidaoeleitoral@trf5.jus.br. A Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Federal da 5ª Região informa que existe um prazo de são 48h para a análise dos problemas relatados. De acordo com o setor, em alguns casos, o documento pode não ser emitido, por existência de homônimos (pessoas com o mesmo nome e sobrenome) ou pelo candidato ter, de fato, um processo judicial em seu nome, o que, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, pode torná-lo inelegível.

Divisão de Comunicação Social TRF5