23/07/16 - 06:01:27

Alunos da rede estadual recepcionam jogadores do Japão (Foto ascom)

Por Avelar Mattos

A expectativa era grande. Olhares atentos, agitados, ansiosos e felizes. Assim estavam os alunos do Colégio Estadual Governador Albano Franco no aeroporto de Aracaju. Na tarde desta sexta-feira, 22, eles foram recepcionar os atletas japoneses que irão participar das Olimpíadas Rio 2016.

Quando os jogadores desembarcaram do avião, os alunos, trajados com roupas típicas do São João, agitaram bandeiras do Brasil e do Japão.

“Para os nossos alunos, a Seed deu um presente especial a cada um deles. Todos estão felizes por participarem desse momento único: receber a delegação do Japão, desejar uma estada tranquila e ter uma boa participação nas Olímpiadas do Rio de Janeiro”, ressalta a diretora Otília Tatiana da Conceição Ferreira.

Ao justificar a vestimenta típica dos 20 alunos do Albano Franco, a diretora disse que as festas juninas representam as tradições do Nordeste.

“Sergipe tem um São João e São Pedro marcantes no calendário nacional. Aproveitamos para divulgar a nossa cultura, já que a imprensa internacional está em Aracaju para acompanhar os jogadores do Japão”, disse Otília Ferreira.

Representando o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, a diretora do Departamento de Educação Física da Seed, Maria Auxiliadora Pires, esteve no aeroporto de Aracaju para receber a delegação japonesa.

“Sergipe recebe os japoneses de braços abertos. Os alunos da rede pública estadual estão felizes por terem a oportunidade de saudar os jovens atletas a poucos dias da abertura da Olimpíada Rio 2016”, disse.

Alunos

Marques Silva de Jesus, 9 anos, por um bom período ficou observando a movimentação dos jogadores no saguão do aeroporto. Tímido, ele segurava uma pequena bandeira do Japão.

“Estou feliz por receber os jogadores. Espero que eles tenham sorte nas Olimpíadas”, disse.

Rafaela Nascimento, 12 anos, estava muito feliz por representar o Colégio Governador Albano Franco.

“Os jogadores do Japão são educados e alegres. Estou muito feliz. Vou torcer por eles e pela seleção brasileira”, ressaltou.

Brenda Ticiane dos Santos, 9, a exemplo dos colegas, estava feliz no aeroporto.

“A gente não entende o que eles falam, mas acho que estavam gostando de Aracaju”, disse a aluna.

Japão

Os jogadores japoneses se classificaram para a Olímpiada do Rio por terem conquistado o título do Torneio Asiático. A delegação é composta por 18 jogadores.

O Japão estreia no torneio de futebol da olimpíada no dia 4 de agosto, às 22h, na Arena Amazônia.

A seleção olímpica ficará em Aracaju até o dia 29 de julho para trabalhos de aclimatação ao clima brasileiro.

Na próxima quarta-feira, 27, jogará amistosamente com o Clube Sportivo Sergipe, no Estádio Lourival Baptista.

Olimpíadas

A cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016 será realizada na sexta-feira, dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã. O lema dos jogos será: “Viva Sua Paixão”.

A expectativa é de que participem, nas Olimpíadas, cerca de 10.500 atletas de 206 nações.

Eles vão disputar 42 modalidades olímpicas em 19 dias de competição; 306 provas valendo medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas.

Os jogadores japoneses vão treinar no Batistão, o mesmo local onde a seleção de futebol da Grécia treinou na preparação para a Copa do Mundo 2014.

No mês passado, o técnico japonês Teguramori Makoto e alguns membros da comissão técnica estiveram em Aracaju para observar a estrutura da cidade e do Estádio Lourival Baptista. Todos elogiaram bastante o futuro local de treinamento e acomodações da delegação do Japão.

Assessoria de Comunicação da SEED