23/07/16 - 06:48:14

Seed capacita diretores do Alto Sertão e Baixo São Francisco (Foto ascom)

43 diretores das escolas da DRE 6 e 14 gestores 14 da DRE 7 participaram do curso

A Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta quinta-feira, 21, o estudo do segundo módulo do curso de Formação Continuada em Serviço para Gestores Escolares das escolas estaduais que compreendem a Diretoria Regional de Educação 6, sediada em Propriá, e Diretoria Regional de Educação 7, sediada em Gararu.

‘Conhecer para Planejar: Planejamento Estratégico e Projeto Político Pedagógico’ foi o tema abordado pela técnica Maria José Pimentel no segundo encontro, ocorrido no auditório do Centro Profissionalizante Agonalto Pacheco, em Neópolis.

Participaram os 43 diretores das escolas da DRE 6 e 14 gestores da DRE 7. Todos os diretores de escola da Rede Estadual de Ensino passarão pela capacitação continuada. O terceiro módulo a ser estudado será a Gestão Financeira e de Patrimônio.

“É um momento de aprendizado, enriquecedor para os diretores de escola. Esse módulo tratou sobre o projeto pedagógico da escola”, afirmou Edsalba Peixoto, diretora da DRE 6.

Metodologia

Dividido em módulos para diretores e coordenadores pedagógicos, o curso de formação é coordenado pelo Departamento de Educação e Coordenadoria de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios da Secretaria de Estado da Educação.

“Pensamos o curso para diretores com foco na liderança e papel que um gestor deve ter na unidade de ensino. A Secretaria busca garantir uma política de formação, com foco na educação de qualidade”, destacou Welto Gama, responsável pelo curso e coordenador de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios (Cogedam).

Para os diretores, a formação tem uma carga horária de 50h, 25h presenciais e 25h de estudos dirigidos a distância, dividida em cinco módulos: Subjetividade do Direito à Educação e Gestão de Pessoas; Planejamento Estratégico, Projeto Político Pedagógico e Plano de Ação; Gestão Financeira e de Patrimônio; Atuação do Gestor Escolar na Gestão da Aprendizagem; Plano de Trabalho Escolar (PTE).

Os coordenadores farão a Formação Continuada em Serviço da Educação Básica, contando com cinco módulos gerais e três específicos, numa carga horária de 120 horas/aula.

O certificado será expedido pelo Centro de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado da Educação.

Ascom Seed