Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

As escolhas que passam na cabeça de Valadares Filho! Amorim e André Moura ou Mitidieri e o PRB?

Quando se lançou pré-candidato a prefeito de Aracaju em janeiro passado, o deputado federal Valadares Filho (PSB) tinha pleno conhecimento sobre as dificuldades que teria pela frente, sobretudo, do ponto de vista político. Carregando nas costas a experiência de 2012, quando foi derrotado nas urnas pelo atual prefeito João Alves Filho (DEM), decidiu fazer uma pré-campanha limpa, sem polêmicas, cobrando da administração que o derrotou, mas sempre prezando pelo respeito. Muitas das vezes, inclusive, os vereadores do PSB chegaram a fazer, da tribuna da Câmara Municipal, discursos mais incisivos e críticos contra a gestão do que o próprio pré-candidato da oposição.

Quando decidiu “colocar o time em campo”, Valadares teve a seu lado, como maior incentivador de sua caminhada rumo à PMA, o deputado federal Fábio Mitidieri, presidente do Diretório Municipal do PSD, e, naquele momento, comunicaram o projeto ao governador Jackson Barreto (PMDB) e, sem nenhuma negativa, germinaram aquela semente, onde o PSD foi o primeiro partido a aderir ao projeto político do PSB na capital. Feita a aliança, não havia mais o que fazer, a não ser, buscar apoios políticos, trabalhar para que aquele gesto não resultasse no rompimento político com o líder maior do agrupamento. A proposta inicial era que a base do governo fosse para as ruas pedir votos para Valadares. O tempo foi passando, teve o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados e, em seguida, seu afastamento pelo Senado Federal.

Logo Valadares foi batizado de “golpista” e o PCdoB se alinhou com o PT, em busca de um “projeto de esquerda”, com Edvaldo Nogueira sendo o pré-candidato. Mesmo votando a favor de Dilma, Mitidieri seguiu com ele. Em seguida, outro ponto relevante foi a decisão do governador Jackson Barreto de retirar a pré-candidatura de Zezinho Sobral (PMDB) para o PMDB apoiar Edvaldo e Eliane Aquino. Insatisfeitos, alguns partidos como o PROS, PDT, PSDC e até o PRB manifestaram a intenção de apoiar Valadares Filho. Não houve qualquer restrição por parte de JB e até então, o maior incentivador do projeto, Fábio Mitidieri apenas manifestou o desejo de agrupar os partidos da base e pontuou que não se sentiria a vontade de ter no palanque que ajudou a construir, partidos e projetos que fazem oposição ao governador. Disse que manteria sua coerência a qualquer custo.

Valadares começou a trabalhar em cima do desgaste da administração do prefeito João Alves e da decepção do eleitorado com o Partido dos Trabalhadores e seus aliados. Conversou aqui, costurou ali, e conseguiu consolidar seu projeto com PROS, PDT, PSDC, PSL e PPL. E passou a “namorar” o PRB. Mas quando tudo parecia estrategicamente definido, o pré-candidato do PSB decidiu “chutar” o elo que ainda o prendia com o governador Jackson Barreto, desgastadíssimo, diga-se de passagem, e diante das incertezas do candidato do DEM, não titubeou e fechou uma composição com o Grupo Amorim, que decidiu indicar o pré-candidato a vice na chapa. Neste momento, Valadares ouviu o clamor dos seus correligionários, de alguns partidos aliados e até das pesquisas de consumo interno que possuía em mãos.

Na hora de decidir, de fazer a opção pelo futuro de Aracaju, entre as escolhas que passaram na cabeça de Valadares, ele optou por Amorim, que soma e muito para seu projeto, é verdade, mas esqueceu de Fábio Mitidieri, o primeiro que acreditou no seu projeto, que lhe incentivou para novamente desafiar as urnas e tentar convencer o eleitorado da capital. Optou por Amorim, por André Moura (PSC), pelo Pastor Antônio (PSC) e os demais. Mas em tempo, como todo jogo, como toda aposta, aqui se ganha, ali se perde. Na escolha pelo PSC, começa a ver alguns aliados se afastarem. Fábio Mitidieri e o PSD são os primeiros. O PRB sente-se descartado e também já pensa em apostar em outro projeto. O governador está de olho em tudo e ainda vai se pronunciar. Se fez a escolha certa? Trocando Mitidieri e Jony por André e Amorim? Esta resposta só o tempo e as urnas dirão a Valadares Filho e ao PSB. É esperar para ver…

Veja essa!

Está claro que faltou ao prefeito João Alves Filho, neste momento decisivo, mas poder de aglutinação, faltou um pouco de humildade e um bom articulador político. O democrata queria levar sua decisão para o “apagar das luzes”. Desta vez os partidos não quiseram esperar e decidiram primeiro.

E essa!

João Alves é um grande estadista, um excelente gestor público, mas se conseguiu avanços na gestão, mesmo com muitas dificuldades, foi muito burocrata nas articulações políticas. Conta com aliados fiéis e comprometidos ao seu lado, mas carrega consigo uma gama de pessoas com interesses políticos individuais e, sobretudo, descomprometidas com a administração.

2018

É fato que, assim como em outras eleições, ninguém jamais pode duvidar do potencial eleitoral de João Alves Filho. Tem densidade e pode muito bem reverter o quadro desfavorável na capital, mas para quem tem um projeto definido em 2018, o prefeito teria que arriscar, teria que acreditar, confiar. As vezes a gente não pode ter tudo…

Bomba!

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) decidiu que não vai acompanhar Valadares Filho em Aracaju se consolidada a aliança com o Grupo Amorim. Mitidieri reuniu parte de sua família, ouviu alguns amigos, além de membros do governo do Estado, desinteressados em votar com Edvaldo. Ele tem recebido convites e apoios para se lançar pré-candidato a prefeito de Aracaju. E já está avaliando…

Exclusiva!

Fábio Mitidieri disse que vai conversar com os demais membros do partido e com o governador Jackson Barreto. Dentro das articulações, Mitidieri poderia ser o pré-candidato com o PRB indicando o vice. A ideia é atrair o apoio de partidos como o PDT e o PSDC, que já estão com Valadares Filho, e uma grande parcela insatisfeita do PMDB. Seria uma chapa que já chegaria com força.

Palavra

Questionado por este colunista se vai tocar esse projeto adiante, Mitidieri tomou o cuidado de dizer que vai ouvir o governador primeiro. “É uma possibilidade e vamos analisar. Nós assumimos o compromisso com Valadares, enfrentei e combati o fogo amigo, tentei mantê-lo no governo e agora ele fechou com o Grupo Amorim. Eu tenho lado, tenho palavra e já tinha alertado. Não é nada pessoal, mas nosso líder é o governador Jackson Barreto e o PSD seguirá com ele”.

Sem João!

Mitidieri explicou que mesmo deixando Valadares Filho não tem condições de conversar politicamente com o atual prefeito da capital. “Não tenho condições de pedir ao meu grupo para votar em Dr. João! Ele tem história, tem o nosso respeito, mas chegou o momento de renovar. Nosso projeto é ao lado de Jackson Barreto”.

Com Dilma

Mitidieri explicou também que estará no aeroporto de Aracaju, segunda-feira (25), recepcionando a presidente Dilma Rousseff, mas alertou que não participará do ato em praça pública em respeito a orientação de seu partido que é a favor do impeachment da petista.

PRB

Coincidências a parte, o governador Jackson Barreto deve se reunir com os líderes do PRB neste domingo (24) e, a depender, já pode tratar desta alternativa dentro do seu agrupamento. O prefeito Heleno Silva e o deputado federal Jony Marcos queriam indicar o vice de Valadares Filho e perderam o interesse após a aliança com Amorim. Não querem o PRB apenas “somando”.

Justiça

Para fazer justiça, Valadares Filho buscou a todo custo fechar uma composição com o PRB, mas os líderes do partido negociaram até o último momento. Chegaram a propor o anúncio ontem (22) mesmo, mas já era tarde. A aliança com Amorim já está sacramentada.

Anúncio

A informação é que o Grupo Amorim fará o anúncio oficial da aliança com Valadares Filho na próxima quarta-feira (27), ainda em local indefinido. O PP do deputado Venâncio Fonseca, que estava resistente, pela história ao lado de João Alves, aceitou o entendimento e a aliança com o PSB pode ser definida.

De saída

O prefeito João Alves Filho terá ainda outra dor de cabeça na Câmara Municipal: o vereador Ivaldo José (PRTB) vai entregar a liderança da bancada governista esta semana. Além dele, o partido ainda tem os vereadores Anderson de Tuca e Augusto do Japãozinho que devem seguir o Grupo Amorim com Valadares Filho.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também