Aracaju, 28 de março de 2024

Cenário político em Aracaju esquenta de vez! Posição de Fábio Mitidieri pode ser decisiva!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Depois que o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) ratificou para este colunista que ele e o PSD abandonam o projeto de pré-candidatura de Valadares Filho (PSB) caso se configure uma aliança com o Grupo Amorim, o cenário político na capital “entrou em ebulição”. Desde a noite desse sábado (23) que as “peças do tabuleiro” começaram a se movimentar e muitas conversas em reservado estão acontecendo. A notícia ascendeu um “sinal de alerta” dentro do PSB e parece ter animado o governador Jackson Barreto (PMDB), que anda um tanto em silêncio, muito também pelo desgaste que sua gestão enfrenta em alguns setores.

Para, justiça seja feita, o anúncio de Fábio Mitidieri deu novo ânimo para aqueles que trabalham na pré-candidatura de Edvaldo Nogueira (PCdoB) e recolocou o prefeito João Alves Filho (DEM) em condições reais de ir para o embate e, até, de conseguir a reeleição. Uma possível saída de Mitidieri representa muito porque, além de seu mandato, de seu grupo político, ele se consolidou como uma “base sólida” para garantir o crescimento do projeto do PSB na capital e pode levar consigo outros partidos aliados. Como Amorim só fará o anúncio oficial na quarta-feira (27), até lá Mitidieri vai esperar para se posicionar.

Muita polêmica também foi criada com a possibilidade de Fábio Mitidieri vir a ser pré-candidato a prefeito de Aracaju. Ele reforça que mantém o desejo de seguir com Valadares, mas em caso de rompimento, vai analisar com cautela para decidir se aceita ou não o desafio. Se não for para o embate, é natural que passe a apoiar a volta de Edvaldo Nogueira para a PMA e poderá encontrar certo embaraço no discurso até porque, até então, vinha defendendo a construção de um novo grupo político, de uma nova forma de fazer política na capital. E não atingirá esse objetivo se apostar no retorno do PCdoB e do PT à Prefeitura.

O Grupo Amorim e Valadares Filho, por enquanto, se mantém em silêncio. Estão trabalhando para contornar algumas situações nos bastidores, sem muito barulho e tentando evitar ao máximo maiores desgastes. Quem também não se pronuncia é João Alves. Em meio à onda de especulações sobre a sua indicação para vice-prefeito, entre José Carlos Machado (PSDB) e o deputado estadual Róbson Viana (PEN), por enquanto ninguém sabe com quem o prefeito de Aracaju comporá a chapa. Sua demora, neste sentido, pode abrir um facilitador para que alguns partidos de sua base passem a compor com a oposição, seja acompanhando Amorim, seja se aproximando do governador Jackson Barreto. A disputa segue aberta…

Veja essa!

Enquanto não se tem nenhuma definição sobre seu futuro político, enquanto não é chamado para dialogar e nem discutir o projeto de reeleição, o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, na companhia do pré-candidato a prefeito por Socorro, Zé Franco (PSDB), seguiu na tarde desse domingo (24) para São Miguel do Aleixo, para o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Everton Lima (PSDB).

E essa!

Repercutiu por demais a decisão do deputado federal Fábio Mitidieri não acompanhar Valadares Filho em caso de aliança com o Grupo Amorim. Aliados da base do governador elogiaram a postura do parlamentar e até amigos da oposição se manifestaram através das redes sociais. Por enquanto, a possível saída dele parece repercutir mais do que a chegada dos novos apoios para o PSB.

Augusto Bezerra

Ausente das discussões políticas, o deputado afastado Augusto Bezerra (PHS) conversou com este colunista e disse que, “apesar de caminhar em lados opostos em 2016, tive o prazer de ter votado no deputado Fábio Mitidieri em 2014, um político que, a cada dia, demonstra ter credibilidade pela sua postura e pela sua palavra. Reconheço isso nele”.

Eles ficam

O PDT e o PSDC já manifestaram apoio a Valadares Filho, independente da aliança que ele venha formalizar. Decidiram atender o governador e não apoiar João Alves, mas apesar de lamentarem uma possível saída do PSD e de Mitidieri, vão apoiar o projeto do PSB na capital em 2016. “A palavra dada a Valadares será mantida”, disse uma fonte. Há uma lamentação dentro do PDT por conta do apoio de JB ao padre Inaldo (PCdoB) em Socorro.

Pressão

Assim que tomou conhecimento da postura de Fábio Mitidieri e do PSD, o governador Jackson Barreto se animou e decidiu telefonar, desde a noite de ontem, para seus aliados. JB está trabalhando para que não apenas o PSD, mas o PRB, o PDT, PSDC e outras legendas abandonem Valadares Filho. JB tem mandado os aliados escolherem: ou o governo ou a aliança com Amorim. O governador está sendo duro com seus aliados.

PRB

O partido mais democrático do processo eleitoral na capital certamente é o PRB. Conversou muito com o prefeito João Alves, com o então pré-candidato Zezinho Sobral e estava pronto para fechar com Valadares Filho. Agora, desde ontem, está muito próximo de apoiar Edvaldo Nogueira. Certamente está avaliando o melhor projeto…

Lagarto

O deputado estadual Valmir Monteiro (PSC) recebeu no sábado (23) a visita do amigo e deputado federal Adelson Barreto (PR), que na oportunidade, declarou apoio a “Madereta” nas eleições municipais na cidade de Lagarto. “Valmir é um amigo e homem de palavra estou muito Feliz em abraçá-lo e ao mesmo tempo poder acompanhar esse projeto junto aos lagartenses”, disse Adelson. O deputado federal foi até a residência de Valmir acompanhado do pré-candidato a vereador, Zé Carlos do Povoado Jenipapo.

São Cristóvão I

O pré-candidato a prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (PMDB), foi recebido pelo presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Manoel Hora, com a intenção de prospectar as possibilidades de parceria entre a instituição e o município sergipano. Para ele, São Cristóvão possui instituições e investimentos que atualmente são pouco aproveitados principalmente no que diz respeito à geração de emprego e renda.

São Cristóvão II

“Esta visita faz parte da nossa preparação de Plano de Governo para São Cristóvão, que tem como um dos seus principais desafios a atração de empresas para se instalarem em seu território, princípio básico para o início de um ciclo virtuoso na economia local. Para isso é necessário que já se comece a pensar em qualificação de mão de obra, especialmente dos jovens em busca de um lugar no mercado de trabalho”, coloca o pré-candidato, Marcos Santana.

Cotinguiba I

Em nota encaminhada a este colunista, a Cotinguiba Construções e Serviços LTDA, empresa vencedora do processo licitatório referente à concorrência pública nº 001/2015, que objetiva a concessão de serviço público para a organização e manutenção das feiras livres realizadas em espaço público do município de Aracaju, explica as razões que a fez suspender o contrato legalmente celebrado junto à Emsurb (Empresa Municipal de Serviços Urbanos).

Cotinguiba II

Consta na nota que “considerando que até a presente data, não terem sido colocadas em prática, as determinações do Excelentíssimo Prefeito, previamente discutidas e autorizadas em reuniões, a exemplo: fim das Feiras Clandestinas; apoio da Guarda Municipal; apoio da Vigilância Sanitária; apoio da SMTT; e pagamento dos valores referentes aos Kits”.

Cotinguiba III

“Considerando que não houve cumprimento das definições aprovadas em reunião, com a presença do Excelentíssimo Vice-Prefeito e da Diretoria da EMSURB, a exemplo: adequação da Planilha orçamentária através da celebração de Termo Aditivo, visando possibilitar a cobrança de equipamentos e serviços não previstos inicialmente e normatização do reequilíbrio econômico-financeiro do contrato”, acrescenta.

Justificativa

Ainda na nota, a empresa evidencias as “exigências exacerbadas da EMSURB, desprovidas de fundamentação jurídica, apenas para prejudicar a execução das feiras e, ainda” e o “silêncio por parte da diretoria da EMSURB, no tocante a diversos pleitos protocolizados e carentes de resposta”. Fala também da “ação contrária de servidores da EMSURB, que incitam os feirantes ao não cumprimento das cláusulas contratuais, o que configura crime”, resultando na suspensão de toda e qualquer montagem de feiras, “até que seja estabelecida a ordem contratual”. Com a palavra a EMSURB…

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também