26/07/16 - 06:58:13

Especialista orienta como manter uma gravidez saudável (Foto assessoria)

Especialista orienta sobre os cuidados necessários durante a gestação

A gravidez pode ser um momento de muita alegria para aquelas mulheres que sempre sonharam em ter filhos. Ver a barriga crescer, sentir a primeira mexida, arrumar o quartinho do bebê e sonhar com seus primeiros passos, sem dúvida, é uma fase de descobertas e encantos. É um momento em que as transformações no corpo e na mente são sentidas com muita intensidade.

Esse período requer uma atenção diferenciada, e os cuidados devem ser tanto em termos físicos como emocionais.  A idade pode ser um fator de risco em alguns casos, já que o número de óvulos que a mulher produz começa a cair 15 anos antes da menopausa, que costuma ocorrer entre 45 e 50 anos.

Diante de tantas dúvidas que são geradas nessa fase da formação de uma vida, a obstetra do Hapvida Monica Thaysa Rocha Cavalcante, esclarece algumas dúvidas:

  1. Como deve ser a alimentação?

Mônica – A alimentação da gestante tem que ser a mais saudável e balanceada possível, de preferência com intervalos de 3 horas. Devem ser evitados alimentos como carnes cruas ou mal passadas, bebida alcoólica, refrigerantes, café em excesso, frutos do mar crus (exemplo da ostra) e evitar guloseimas em excesso. Não esquecer a hidratação. Sempre que possível deve ser acompanhada por nutricionista para adequar melhor as refeições.

  1. Qual a importância do sono?

Mônica – Dormir bem é muito importante durante o período gestacional até mesmo para recarregar as energias. Na gravidez, há uma alteração no ritmo do sono, seja pelas idas frequentes ao banheiro, dificuldade de posição para dormir ou pelo volume da barriga. O importante é a gestante adequar seu hábito diário de vida buscando sempre um maior relaxamento corporal, percebendo em qual posição fica mais confortável para dormir. Pode usar música relaxante no ambiente, visto que a ansiedade no período gestacional acaba atrapalhando o descanso.

  1. É importante fazer exercícios físicos? Quais?

Mônica – Sim. A atividade física faz muito bem à gestante, desde que indicada pelo seu obstetra (existem algumas contra-indicações). Vai promover uma melhora no tônus muscular, da força e resistência corporal, ajudando o corpo a suportar o peso extra da gravidez, além de preparar o organismo para o período do trabalho de parto e o esforço necessário realizado no momento do parto. Fazendo atividade física a gestante vai se sentir melhor, mais disposta, com menos dores físicas, principalmente dores na coluna. São exemplos de bons exercícios durante a gravidez a caminhada, hidroginástica, pilates, ioga, sempre acompanhados com profissionais experientes.

D COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA