26/07/16 - 07:17:32

Aclimatação de delegações olímpicas movimenta economia (Foto ascom)

As variadas estruturas esportivas mantidas pelo Governo de Sergipe estão servindo de palco para inúmeros atletas de alto rendimento

O Estado de Sergipe está definitivamente na rota dos Jogos Olímpicos – Rio 2016. Graças ao trabalho de captação realizado pelo Governo de Sergipe, diversas delegações de diferentes esportes estão aproveitando o clima do estado, parecido com o do Rio de Janeiro, para fazer o período de aclimatação, parte fundamental da preparação para a competição. São sete países diferentes: Japão, Polônia, Áustria, Belarus (antiga Bielorrússia), Casaquistão, Ucrânia e República Tcheca. Ao todo, são 116 atletas, além de membros de delegações e jornalistas internacionais.

O governador Jackson Barreto definiu os benefícios que a vinda desses países traz para Sergipe. “A passagem dessas delegações deixará um legado importantíssimo para o estado. Teremos a economia inflamada em diversos setores, nosso nome divulgado ao redor do mundo e maior credibilidade na hora de sediar eventos de grande porte”.

As variadas estruturas esportivas mantidas pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp), estão servindo de palco para inúmeros atletas de alto rendimento. O Parque Aquático Zé Peixe recebe quatro delegações provenientes do leste europeu: Polônia, Cazaquistão, Belarus e República Tcheca. A Ucrânia ainda aproveitará a estrutura da Universidade Tiradentes, em parceria com o Estado.

O Japão trouxe uma delegação de 52 pessoas, abrangendo quatro modalidades. São múltiplas equipes de ginástica – trampolim, artística e rítmica – que usarão o Ginásio Constâncio Vieira. A seleção brasileira de ginástica rítmica, por sua vez, está fixada no Centro de Excelência em Ginástica, sediada na capital sergipana.

Ainda com relação à equipe japonesa, Aracaju também recebe a seleção olímpica de futebol, que chegou no dia 22 de julho e usufrui da estrutura da Arena Batistão para os treinos da equipe. Nesta quarta-feira, 27, os atletas participam de um jogo amistoso com o Sergipe.

“A presença dessas delegações olímpicas em Sergipe é uma prova de que o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado desde 2013, para trazer essas seleções a Sergipe, surtiram o efeito desejado. A cidade está cheia de atletas olímpicos, utilizando nossas dependências para o período de aclimatação e melhorar suas marcas pessoas. A contrapartida de tudo isso é divulgar mundialmente o estado, mostrando nosso potencial turístico, nossa capacidade acolhedora e as condições em promover eventos esportivos de nível nacional e internacional”, avaliou o secretário de Turismo e Esporte, Saulo Eloy.

Da assessoria