26/07/16 - 09:08:12

SENAI Sergipe recebe seletiva para competição internacional (Foto assessoria)

Onze competidores brasileiros disputam uma vaga para a WorldSkills Competition, que acontecerá em Abu Dhabi, em 2017

Treino, dedicação e concentração. Essa é a fórmula para participar de qualquer competição e garantir bons resultados. De 25 a 29 de julho o SENAI Sergipe sedia a disputa entre 11 estudantes representando os estados de RS, SC, PR, SP, RJ, MG, GO, BA, RN e CE na ocupação Desenho Mecânico-CAD para selecionar o atleta do conhecimento que representará o Brasil no torneio internacional no próximo ano em  Abu Dhabi nos Emirados Árabes. Este profissional elabora projetos virtuais em 3D, demonstrando a montagem, desmontagem e funcionamento de uma máquina auxiliando o processo de fabricação industrial inclusive com a possibilidade de impressão em três dimensões.

A WorldSkills Competition reúne a cada dois anos os melhores alunos das escolas técnicas do mundo, selecionando o top one em cada  profissão. Outros estados também recebem competidores para as seletivas em mais de 30 profissões. Nesta edição participam alunos das escolas do SENAI e de Institutos Federais de todo o país. Sergipe participou da seletiva em Pintura Automotiva em São Paulo e o aluno Lucas de Campos, 19, conquistou o 5º lugar. Na primeira semana de agosto o sergipano Sergio Alves, 18, disputará no Acre a única vaga na ocupação TI-Soluções de Software para Negócios.

A seletiva – Desenho Mecânico-CAD

Durante o período da competição os participantes receberão desafios para elaboração de projetos de Desenho Mecânico-CAD e terão três dias para realizar todos os módulos da prova. As regras são as mesmas utilizadas no torneio internacional e a disputa segue regulamento visando padronizar e oportunizar as mesmas condições a todos os competidores. A equipe de avaliadores é formada por especialistas nacionais e experts internacionais.

Os resultados das seletivas WordSkills 2017 desta semana serão divulgados na próxima sexta-feira (29), e a equipe ouro continuará concentrada nos treinamentos promovidos pelo SENAI Nacional buscando os índices internacionais de competição.

Nas seis últimas edições da WordSkills, o Brasil recebeu seis medalhas sendo três de ouro, duas de prata e uma de bronze. Tri campeão na ocupação Desenho Mecânico – CAD, em 2017 segue a busca pelo quarto ouro.

Kamilla Ribeiro