26/07/16 - 11:42:26

Mutirão para retirada de vesícula beneficiará pacientes do HU (Foto ascom)

No próximo sábado, 30, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) promove mais um mutirão, com o objetivo de reduzir a fila de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos. Desta vez, será um mutirão de colecistectomia, que consiste na retirada cirúrgica da vesícula biliar.

Os pacientes que terão acesso ao mutirão já passaram por uma triagem no HU, conforme explica o enfermeiro Diogo Almeida, responsável pela Unidade de Cirurgia do Hospital. “Serão 12 pacientes, um número compatível com o tempo necessário para cada procedimento cirúrgico. Esses pacientes já estão sendo avisados sobre a cirurgia e comparecerão ao HU entre 7h e 19h, de acordo com o horário agendado para cada um”, ressalta.

Critérios

Diogo informa que entre os critérios para escolha desses 12 pacientes estão o tempo de espera na fila e prioridades como quadro clínico e idade. “A colecistectomia é hoje uma das maiores demandas no HU. A principal finalidade do mutirão, que envolve preceptores de cirurgia, anestesistas, equipe de enfermagem e administrativa, é reduzir o tempo de espera do paciente pelo procedimento cirúrgico”, reforça.

O enfermeiro esclarece ainda que a colecistectomia é indicada quando acontece a formação de cálculos no interior da vesícula, o que pode provocar dores muito intensas, além de náuseas e vômitos.

Andreza Azevedo