26/07/16 - 15:53:09

Sejuc oferece capacitação em sistema Siconv para servidores (Foto: Luciana Oliveira)

A Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), visando cada vez mais a especialização de seus servidores, oferece durante o dia de hoje, 26, um curso de capacitação para o sistema Siconv, ferramenta que administra as transferências de recursos dos convênios firmados entre União e Estado.

O curso acontece na Escola de Gestão Penitenciária Prof. Acrísio Cruz (Egesp) e está sendo ministrado pela equipe da Assessoria de Planejamento da Sejuc (Asplan), passando todas as orientações de funcionamento da ferramenta para os 5 coordenadores de convênios firmados pela Sejuc e União atualmente.

“A importância do Siconv é fazer com que haja uma melhor transparência dos recursos públicos que são utilizados, e este curso é de suma importância porque vai fazer com que haja uma maior celeridade, pois estaremos o tempo inteiro cobrando dos 5 coordenadores dos convênios, para que não haja nenhum tipo de problema na prestação de contas. Se você alimenta a execução de forma correta não terá problema na prestação de contas e evitamos qualquer tipo de devolução de recursos, que não é nosso interesse, e sim de fato, utilizar os recursos  na forma que está prevista no plano de trabalho,” disse, Tereza Caroline Ávila Carvalgo, chefe da Asplan.

Convênios

A Sejuc mantém convênios com o Ministério da Justiça e Ministério do Trabalho e Emprego desde o final de 2015, onde está sendo investido aproximadamente 5 milhões de reais. Estes convênios tem como objetivo principal o grande projeto de ressocialização que tem sido desenvolvido pela secretaria.

Com o Ministério da Justiça, foram firmados convênios de monitoramento eletrônico, que resultam na implantação de uma Central de Monitoramento Eletrônico em Nossa Senhora do Socorro, em parceria com a Prefeitura, bem como a implantação da Central de Alternativas Penais, que estarão localizadas no mesmo prédio, ambos em fase de finalização.

Além disso, os convênios com o Ministério da Justiça ainda contempla o reaparelhamento das unidades prisionais, com Unidades Básicas de Sáude e através do Procap, oferecerá cursos de capacitação e profissionalização para egressos do Sistema Prisional em oficinas continuadas.

Objetivando também a prática profissional dentro do Sistema Prisional, a Sejuc firmou convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego para fazer cooperativas dentro do próprio sistema, e deste modo diminuir a ociosidade de algumas unidades. O projeto terá inicio no Copemcan e depois será estendido para outras unidades prisionais.

Assessoria de comunicação – Sejuc