Aracaju, 29 de março de 2024

Pisando em ovos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A passagem da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) por Aracaju escancarou a dificuldade que o PT, PCdoB e PMDB terão para andar juntos na campanha eleitoral deste ano. Os dois primeiros partidos fizeram das tripas coração para criticar o presidente Michel Interino Temerário (PMDB) sem constranger demais os peemedebistas sergipanos. Estes alardearam que não engoliriam o slogan “Fora Temer” e trataram de se esconder da manifestação contra o impeachment de Dilma. O próprio governador Jackson Barreto viajou para Goiás, onde recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera no grau da Grã-Cruz. Já o presidente do PMDB sergipano, João Gama, esteve na recepção à petista no aeroporto, mas passou longe da manifestação. Em nome da aliança política local, Dilma, petistas e comunistas entenderam a saia justa dos aliados e perdoaram a ausência dos peemedebistas no palanque. Ao menos desta vez, os três partidos evitaram que os ovos fossem quebrados.

Triste fim

Veiculada pelo Jornal da Cidade, a coluna Esplanada publica hoje a seguinte nota: “Vê-se o fim de uma Era quando até os ‘aliados’ fogem. Dilma Rousseff viajou com Jaques Wagner para Aracaju ontem, para evento de defesa de sua gestão. O dirigente estadual do PT, Rogério Carvalho, avisou pelas redes sociais que estava a trabalho no exterior. Outros amigos do PSD e PMDB deram beijos no aeroporto e sumiram”. Misericórdia!

Triste fim 2

E a coluna Esplanada prossegue: “Para variar, o pré-enterro da gestão da petista deixou um defunto na capital sergipana. Um homem subiu num poste para vê-la e morreu eletrocutado durante o comício. Caiu em frente à Secretaria Estadual da Saúde”. Lastimável!

Nem aí

O governador Jackson Barreto (PMDB) garante não se preocupar com a pré-candidatura de Valadares Filho (PSB) a prefeito de Aracaju. Em mensagem ao radialista Gilmar Carvalho, JB diz que “quem pretende andar nesta campanha de braços dados com André Moura e os Amorim – com seu chefe Edvan – vai ter muito que explicar. Quanto a Fábio Henrique, mantenho minha relação de amizade pessoal e de respeito inalterada”. Então, tá!

Explique-se

O senador Eduardo Amorim (PSC) se apressou em responder a Jackson Barreto. Segundo ele, o governador precisa explicar ao povo as milhares de mortes causadas pela violência e a crise na saúde, além de ter que justificar os constantes atrasos de salários dos servidores. Amorim também critica JB por ter abandonado o estado em grave crise financeira e de segurança para curtir 15 dias de férias no exterior. Aff Maria!

Lampião vive

Lampião, Maria Bonita e seu bando de cangaceiros serão lembrados quinta-feira, com a celebração de uma missa na Grota do Angico. Alí, na divisa entre Poço Redondo e Canindé, os bandoleiros foram fuzilados pela Polícia, num confronto que não durou mais de 10 minutos. A 19ª Missa do Cangaço, a ser celebrada neste dia 28 de julho, marca os 78 anos da morte de Virgulino Ferreira da Silva, sua mulher Maria Bonita e os comparsas de crimes.

De olho no PSOL

E o partido Rede Sustentabilidade vai propor uma aliança política ao PSOL. Homologado como candidato a prefeito de Aracaju, o vereador Emerson Ferreira promete que, se eleito, promoverá um verdadeiro choque de gestão na Prefeitura. Ele condena o loteamento de cargos públicos em troca de apoios políticos e defende ações de austeridade e transparência. Além da chapa majoritária, o Rede terá 36 candidatos a vereador.

Meia boca

A Reitoria da Universidade Federal de Sergipe está funcionando de forma precária desde que foi ocupada por estudantes assistidos pelo programa de Residência Universitária. Segundo a assessoria da UFS, estão paralisados serviços essenciais como a emissão de portarias, assinaturas de contratos e diplomas, autorização de pagamentos das empresas terceirizadas e a redação e formalização da documentação destinada a instruir processos jurídicos.

Casa caiu

E a Polícia Federal apreendeu em Simão Dias 900 quilos de maconha transportados em um caminhão baú. Parte da droga seria comercializada em Sergipe e o restante distribuído nos estados nordestinos. Os três ocupantes do caminhão foram presos sob a acusação de tráfico.  Somente este ano, a PF já tirou de circulação em Sergipe quase quatro toneladas de maconha e 417 quilos de cocaína, crack e pasta base. É droga pra endoidar meio mundo!

Tá fora

O PRB decidiu não fechar aliança com o PSB do prefeiturável Valadares Filho. Segundo Heleno Silva, os entendimentos estavam adiantados, mas a chegada do PSC na campanha de Vavazinho inviabilizou a coligação, pois o PRB pretende continuar governista. Esse é o argumento do PSD para romper a aliança feita com o PSB. Também ligado ao governo, o PDT do prefeito Fábio Henrique ainda não decidiu se permanece no palanque de Valadares Filho.

Recorte de jornal

______adiberto

O Estado de Sergipe, Aracaju, 31 de maio de 1933

Resumo de Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também