27/07/16 - 06:26:35

Toners falsificados prejudicam o desempenho da máquina (Imagem: pixabay.com)

Toners falsificados prejudicam o desempenho da máquina (Imagem: pixabay.com)

Se você consultar as entrevistas dos principais executivos de empresas fabricantes de suprimentos de impressão no Brasil nos últimos anos, verá que uma preocupação em comum vira e mexe aparece em suas falas: a pirataria de toners no mercado do país. Pelo fato dos toners originais muitas vezes terem um alto custo, os consumidores muitas vezes acabam seduzidos por produtos muito mais baratos que não só deixam de oferecer a mesma qualidade de impressão como também podem prejudicar o desempenho da máquina.

Toners falsificados são aqueles que reproduzem com precisão assustadora as características dos toners originais: desde a embalagem exterior até o cartucho em si. Mas o que realmente importa o toner tem qualidade infinitamente inferior se comparada à dos produtos originais. O produto não tem o mesmo rendimento – na verdade é impossível prever o rendimento de um produto falsificado ou remanufaturado – e a impressão não tem as mesmas características. Se nos Toners Originais você pode esperar por impressões vívidas, com cores brilhantes, no caso de um produto falsificado essa expectativa é frustrada.

Mas o mais preocupante mesmo é a possibilidade de ter a impressora danificada e com um desempenho muito inferior. Por não contar com todos os cuidados na fabricação, os toners falsificados podem prejudicar os circuitos internos do equipamento e aumentar consideravelmente os seus gastos com manutenção da impressora. E a partir desse momento a economia já deixa de ser vantajosa para o consumidor.

Outro problema constante no uso de toners falsificados é que os mesmos muitas vezes não contam com a riqueza de detalhes dos produtos originais e podem nem mesmo encaixar perfeitamente na impressora, causando danos às peças internas da máquina. E mesmo quando a falsificação é produzida a partir de um cartucho original, como no caso dos toners remanufaturados, o produto pode sofrer avarias durante a manipulação.

Para evitar a compra de toners falsificados, é importante adquirir seus suprimentos de impressão sempre de fornecedores confiáveis e com boa reputação, especialmente na internet. Com um Toner Original, você tem muito mais desempenho e produtividade – o que consequentemente aumenta também a sua lucratividade. Os Toners Originais contam também com garantia do fabricante, possibilidade de parcelamento e outras facilidades.

Certifique-se de que seu toner é original observando cuidadosamente a embalagem: se houver rasuras e outras imperfeições, desconfie. Algumas empresas, como a HP, inclusive disponibilizam um QR Code que pode ser consultado na hora para atestar a procedência do toner.

Aline Matos

Assessora de Imprensa (Link Builder)