27/07/16 - 06:55:43

Seminário Estadual da BNCC começa nesta quarta-feira, dia 27 (Foto ascom)

O seminário, que contará com a presença de 300 inscritos, terá como objetivo consolidar um relatório a partir das contribuições recebidas por meio de questionário online e dos GTs sobre a segunda versão do documento preliminar da BNCC

Durante os dias 27 e 28 de julho, acontecerá o Seminário Estadual sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em Sergipe. O evento terá a sua abertura no Teatro Atheneu, às 7h30, com o credenciamento e uma apresentação cultural.

Às 9h30 haverá a composição da mesa, com a participação do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho; a secretária municipal de Educação de Aracaju, Márcia Valéria; o reitor da UFS, Angelo Antoniolli; o presidente do Conselho Estadual de Educação, José Joaquim Macêdo, e do coordenador-geral do Ensino Médio (MEC), Ricardo Cardozo.

A BNCC é um documento que orienta a produção de propostas curriculares estaduais, municipais, das escolas públicas e privadas, explicitando objetivos de aprendizagem que devem orientar o trabalho com os estudantes ao longo de toda a educação básica.

O seminário, que contará com a presença de 300 inscritos, terá como objetivo consolidar, com o apoio dos participantes selecionados, um relatório a partir das contribuições recebidas por meio de questionário online e dos GTs sobre a segunda versão do documento preliminar da BNCC.

Programação

Às 10h, haverá palestras com a coordenadora de projetos da Escola de Educadores, Beatriz Ferraz, e com o coordenador geral do Ensino Médio (MEC), Ricardo Cardozo. Logo em seguida, apresentação de vídeo com especialistas sobre a análise crítica da BNCC.

Às 11h30, orientação geral sobre a metodologia do seminário. Pela tarde, das 14h às 18h, serão formados os grupos de trabalho por componente curricular e segmento.

No dia 28, pela manhã, será no Colégio Estadual Barão de Mauá, onde durante todo o turno matutino os grupos de trabalho darão prosseguimento às suas atividades.

Já pela tarde será no Teatro Lourival Batista, com a apresentação dos grupos de trabalho a partir das 14h até às 18h, quando se encerrará o seminário.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está prevista na Lei nº 13.005 de 2014, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com a Lei, a Base representa a proposta dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos da educação básica e deve ser elaborada e enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Uma metodologia para a condução dos seminários estaduais foi apresentada pelo Conselho Nacional de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Com o apoio do Ministério da Educação (MEC), as duas organizações estarão à frente da preparação dos seminários nos 26 estados e no Distrito Federal.

Fonte ASN