27/07/16 - 10:12:28

ITPS participa de reunião com novo presidente do Inmetro (Foto assessoria)

O diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Léo Araújo, participou de uma reunião nesta segunda-feira, 25, com o novo presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).  O encontro promovido pelo Fórum Nacional dos Dirigentes dos Órgãos Delegados do Inmetro aconteceu no Rio de Janeiro.

Durante o evento, o presidente Carlos Azevedo destacou que a prioridade é solucionar, em parceria com os Órgãos Delegados, os problemas da autarquia. A disposição demonstrada por ele em receber todos os integrantes da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade (RBMLQ-I) e de colocar em prática trabalhos frutos de ações conjuntas entre Órgãos Delegados e Inmetro agradou aos integrantes do Fórum.

“Foi uma reunião muito proveitosa. O presidente Carlos Azevedo revelou que no entendimento dele existe muito a ser feito para que a situação dos recursos do Inmetro melhore e ainda destacou que precisa dos órgãos delegados, pois estes são parceiros da autarquia. O presidente também se mostrou aberto a um bom relacionamento e confiante de que pode resolver as questões financeiras do Inmetro e dos Órgãos Delegados. Então, do ponto de vista da situação econômica e do contingenciamento de recursos, criou-se uma grande expectativa de que as coisas possam ser melhoradas”, avalia o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

Uma nova reunião com o presidente Carlos Azevedo foi marcada para o dia 16 de agosto, em Brasília, quando representantes de todos os Órgãos Delegados irão expor a situação de cada Estado. Já no dia 17, a reunião é com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira.

Fórum

O Fórum Nacional dos Dirigentes dos Órgãos Delegados foi criado recentemente durante reunião com gestores dos Institutos de Pesos e Medidas de todo o país. O objetivo é discutir e encaminhar as necessidades de cada órgão ao Inmetro e ao Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Foram eleitos para presidente e vice-presidente, Pedro Paulo e Fernando Sette, dirigentes dos Ipem’s de Pernambuco e Minas Gerais, respectivamente.

Novo presidente

A nomeação de Carlos Augusto de Azevedo foi publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de julho. Azevedo tem graduação em Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado também em física pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutorado em Astrofísica pelo Observatório Nacional e pós-doutorado pelo Real Instituto de Tecnologia. Ele é membro associado do Centro Internacional de Física Teórica em Trieste, na Itália, editor convidado da Revista Physica Scripta e recentemente foi secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na gestão de Celso Pansera. Até a nomeação, Azevedo era superintendente da Área de Gestão de Pessoas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Ascom ITPS com informações da Agência CT&I