Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

CENÁRIO MUDA RÁPIDO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Houve uma mudança rápida no cenário político para a Prefeitura de Aracaju. É provável que ninguém arrisque, neste momento, um prognóstico para as eleições que acontecem em outubro deste ano. Nos papos mais constantes a certeza de que o prefeito João Alves Filho (DEM) já estaria no segundo turno, polarizando com o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), que mantém a sua caminhada como um dos précandidatos que podem vencer o pleito.

O que não se esperava era o avanço da candidatura do deputado federal Valadares Filho (PSB), ao fechar uma aliança e concretizar um bloco, exatamente com o PSC&Cia, hoje liderado pelo senador Eduardo Amorim e o deputado André Moura, que estendem vistas para 2018. Para fechar a composição, que visa a disputa pelo Senado e Governo, o senador Valadares (PSB) anunciou que não será candidato à reeleição, o que, de certa forma, assegurou um novo bloco de oposição já para as eleições estaduais.

O governador Jackson Barreto (PMDB), que deseja fazer seu sucessor e também divulga que não estará nas eleições de 2018 como candidato ao Senado, terá que manter sua base sem sofrer qualquer dispersão. Há uma certeza quase definitiva, que o prefeito João Alves Filho também pensa nas eleições estaduais, mas ele teria que refazer um bloco unido ao seu entorno, que lhe dê respaldo para um pleito majoritário ao Governo, mesmo que o vereador Vinícius Porto ache que “se vota no candidato e não no partido”.

O PMDB em Sergipe quer manter o bloco unido e, para isso, terá que evitar a saída do PDT – que é aliado mas vota no PSB – e de atender ao PRB. Os dois partidos são usuários de secretarias no Estado. Têm interesse nas eleições municipais e estaduais (2018) sem perder espaços na administração, o que fica difícil. Assim, com o bloco de oposição se consolidando, será impossível JB manter aliados que votam contra.

A partir da aliança de hoje, todo o cenário vai mudar, o que pode exigir dos aos líderes uma revisão de conceito.

POLÊMICA

Causou um certo frisson a informação especulativa de que João Alves Filho (DEM) teria viajado a Natal para anunciar a sua desistência de disputar a reeleição.

Circulou insistentemente nos grupos sociais, mas ninguém acreditou.

BATALHA

O secretário Carlos Batalha reconheceu que o zum, zum, zum era forte e disse que não era verdade, exatamente por falta de comunicado ao grupo político que lidera.

João disse a Batalha que iria a Natal para “tomar a decisão de minha vida”.

VINÍCIUS

O presidente da Câmara, vereador Vinícius Porto (DEM) conversou com o jornalista Walter Lima disse que a possibilidade de recuo de João Alves não existe.

– O aracajuano vota no candidato e não no partido, teria dito Porto.

LAÉRCIO

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) também falou que o prefeito João Alves Filho esteve com ele antes da viagem e não falou nada sobre não disputar a reeleição.

– São especulações de adversários, acha.

MACHADO

O vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) informou que o prefeito João Alves já havia lhe informado que viajaria a Natal para falar com José Agripino sobre o marketing.

Coincide com a informação de almoço com a equipe em Natal.

CANDIDATOS

Na opinião dos partidos que apoiam a candidatura de João Alves à reeleição, a notícia deixou os précandidatos a vereador aflitos, porque deseja uma posição definitiva.

Querem tratar da convenção e conversar com o candidato.

AGRIPINO

Consultado por Plenário, sobre a decisão de João Alves, o presidente do DEM, José Agripino Maia, foi lacônico: “só ele pode confirmar ou não”.

E mais: “quem fala pelo prefeito é o prefeito”, disse.

CAPELA

O prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PSC) não disputará a reeleição no pleito deste ano. O seu candidato será Astrogildo da Farmácia.

Ezequiel teria analisado as pesquisas e concluiu que seria difícil continuar.

SUKITA

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, que tem a mulher Sylvani, como candidata à sucessão de Ezequiel Leite, comemorou a desistência do atual prefeito.

– Ezequiel teve uma rejeição generalizada, ironizou Sukita.

PROCESSO

Começa a ferver a disputa em Lagarto. Jerônimo Reis (PMDB), precandidato a prefeito, entrou com processo contra o deputado Gustinho Ribeiro.

O deputado o acusou de usar drogas.

ELETROCUTADO

A informação é que a polícia já sabe que o rapaz que morreu eletrocutado no ato favorável a Dilma Rousseff, já havia tentado subir no alto de um posto no desfile de 7 de Setembro.

Na segunda-feira, ele repetiu o gesto e morreu.

CHAPINHA

Segunda-feira, na sede do PSC, foi exposto esboço de partidos que participarão da chapinha na composição que apoia o deputado federal Valadares Filho a prefeito,

As legendas são: PSC, PTB, PP, PTC, PDT, PSL, PSDC E PPL.

ANÚNCIO

No anúncio da aliança PSC&Cia e PSB, que será feito hoje cedo, tem algo a mais: compromisso da formação de um novo bloco para 2018.

No momento é apoiar a candidatura de Valadares Filho a prefeito de Aracaju.

PRESIDENTES

Para selar este compromisso, os presidentes do PSC, pastor Everaldo, e do PSB, Carlos Siqueira, participam do ato e avalizam a aliança.

Haverá reunião logo após o anúncio da aliança.

DETALHE

Mais um detalhe: haverá também um encontro nacional dos dois partidos para discutirem a formação de um bloco ‘consistente para as eleições de 2018’.

A reunião será realizada em Brasília.

SÓ ARACAJU

A posição do PDT é de apoio a Valadares Filho a prefeito de Aracaju, sem que haja nada firmado em relação a um bloco para dois anos depois.

O PRB ainda não definiu sua posição.

JACKSON

O governador Jackson Barreto (PMDB) está de volta a Aracaju e neste final de semana vai participar de várias convenções do partido no interior do Estado.

JB, além do PMDB, apóia candidatos em todo o Estado.

TRANSPORTE

É comum a utilização de ônibus escolares para trazer eleitores manobrados do interior para aplaudir lideranças nacionais na Capital. Um verdadeiro abuso.

Na recepção a Dilma, os prefeitos excederam.

Notas

Liberdade – A defesa da empresária Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana, entrou com pedido de liberdade no STF. O pedido foi feito após Mônica admitir, em depoimento, que o casal recebeu US$ 4,5 milhões de caixa 2 no exterior, referentes a dívida da campanha presidencial do PT nas eleições de 2010.

0x0

Indicia – A Polícia Federal pediu o indiciamento do ex-ministro Paulo Bernardo pelos crimes de corrupção passiva e por integrar organização criminosa, em decorrência das investigações da Operação Custo Brasil, que apura um suposto esquema de fraude de R$ 100 milhões em contratos de empréstimos consignados.

0x0

Sobem – As vendas do setor de supermercados subiram 0,07% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado ontem, em junho houve queda em valores reais de 1,03%, na comparação com maio.

0x0

Inflação – O Copom, do Banco Central (BC), considera que houve progressos no combate à inflação em todo País, mas esse processo está em velocidade “aquém da almejada”. No documento divulgado, o comitê detalha os motivos que levaram o colegiado a manter a taxa básica de juros, a Selic, em 14,25% ao ano.

0x0

Dilma – O presidente da Comissão do Impeachment, senador Raimundo Lira, deu mais um dia para que a defesa da presidente afastada Dilma Rousseff apresente as alegações finais. O prazo venceria hoje, mas os advogados de Dilma argumentaram que a suspensão do site do Senado teria prejudicado o acesso aos autos do processo.

0x0

Sobre IPTU – A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inclui como requisito essencial da responsabilidade na gestão fiscal a revisão, no mínimo a cada quatro anos, das bases de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) nos municípios.

Conversando

Agonia – Apesar da aparente tranquilidade no lançamento das chapas majoritárias, há uma certa agonia na formação de chapas proporcionais.

Chapinhas – O problema é que os partidos menores querem participar lançando chapinhas com nomes que contabilizem votação de médio porte.

Partidos – No interior um amaranhado de composições entre partidos que na Capital e nacionalmente são adversários ferrenhos.

Dilma – George Magalhães diz que Dilma foi afastada de forma injusta, mas admite que ela não teria chances de governar mesmo que retorne à Presidência.

Clima – O ex-presidente Lula da Silva diz que não vai comparecer às Olimpíadas no Rio de Janeiro porque não há clima político para isso.

Ônibus – As Prefeituras que liberam transporte escolar para transportar pessoas à manifestação para Dilma Rousseff, devem explicar as razões que pelas quais fizeram.

Bariátrica – Associação questiona lei sobre desconto em restaurantes a pacientes de cirurgia bariátrica, em razão do pouco alimento que consomem.

Pressões – Capitão Samuel diz que Fabio Henrique (PDT) tem palavra e não deve mudar de projeto por conta de pressões.

Golpista – Sargento Edgard pergunta: então, por que depois de todos esses anos se beneficiando do apoio de Temer, agora o chamam de golpista?

Leia também