Aracaju, 1 de maio de 2024
Search

Edvaldo, Rogério e JB “se esquivaram” de Dilma Rousseff!

Cercada de muita expectativa, a vinda da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) a Sergipe foi verdadeiramente um fracasso do ponto de vista político. Não agregou em nada para a campanha do pré-candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), ante o desgaste da petista. O postulante do PCdoB, diga-se de passagem, visivelmente se esquivou de prestigiar o ato da petista. E ele não foi o único: em uma missão “a trabalho”, o presidente do Diretório Estadual do PT, Rogério Carvalho, também não se fez presente e o governador Jackson Barreto (PMDB), que chegou a propagar ser contra o impeachment, “saiu pela tangente” e viajou para Goiás (GO), onde foi receber uma Comenda.

Dilma Rousseff desembarcou em Aracaju, no meio da tarde da segunda (25), e foi recepcionada no Aeroporto pelo vice-governador Belivaldo Chagas (PSB), pelos deputados federais João Daniel (PT) e Fábio Mitidieri (PSD). O presidente do Diretório Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento (PT) também a recepcionou ao lado dos deputados estaduais Ana Lúcia (PT) e Francisco Gualberto (PT). Também estavam presentes no aeroporto o presidente do Diretório Estadual do PMDB, João Augusto Gama; a pré-candidata a vice-prefeita Eliane Aquino; o ex-deputado federal Márcio Macedo; e meio timidamente o pré-candidato a prefeito, Edvaldo Nogueira.

Do Aeroporto, a presidente afastada seguiu para o ato público na Praça General Valadão, no Centro da Capital, onde uma multidão constituída em sua maioria pela militância petista, por representantes de movimentos sociais e entidades sindicais e pelo Movimento do Trabalhadores Sem Terra (MST). Muitas ausências de políticos que fizeram história ao lado do PT e de Dilma Rousseff foram sentidas. Para este colunista este é um sinal claro que ninguém, às vésperas de uma eleição, quer se aproximar ao PT ou à petista e ter sua imagem vinculada ao desgaste dos escândalos envolvendo indícios de corrupção.

A ausência dos líderes partidários no ato político também sinaliza que Dilma Rousseff provavelmente sofrerá o impeachment no julgamento do Senado Federal, agora em agosto e deixará a presidência da República em definitivo. E, para muitos petistas e, sobretudo, para a militância do PCdoB que sonhava que a vinda dela arregimentaria a pré-candidatura de Edvaldo Nogueira, a fragilidade do ato não mais do que sinalizou que Dilma vive em descrédito com a população e que não reúne força política para transferir força e votos para o projeto do PCdoB.

Em síntese, quando o governador se esquiva de receber a presidente, mesmo ela afastada do cargo, quando o presidente estadual do partido tem uma atividade mais importante que recepcionar a principal “estrela” da legenda, quando o pré-candidato a prefeito do agrupamento se acanha de posar ao lado da presidente da República, é um indício que as coisas não vão boas para a petista, é verdade, mas é importante frisar que quem os elege não são apenas partidários, candidatos, correligionários e aliados, mas também a militância, que sonha, que acredita, que se expõe e defende. E quando essa mesma militância vê que a recíproca não é verdadeira, muitas vezes ela até desiste de lutar. Tempo de reflexão…

Veja essa!

Um acidente marcou a vinda da presidente Dilma Rousseff a Sergipe: um homem, de identidade ainda desconhecida, veio a óbito após ser eletrocutado ao encostar em um fio de alta tensão. Detalhe: ele subiu no poste para acompanhar o ato na praça General Valadão.

E essa!

O homem chegou a ser orientado a descer do poste por uma questão de segurança, mas resistiu e chegou a ficar em pé, sobre uma caixa fincada no poste. Mesmo com a descarga elétrica e a queda, equipes do Samu ainda tentaram reanimá-lo, mas ele veio a óbito antes de chegar ao hospital.

Exclusiva!

Apesar de o anúncio oficial só acontecer nesta quarta-feira (27), o Grupo Amorim já “bateu o martelo” na aliança com o pré-candidato Valadares Filho (PSB). Tanto que no final da tarde da segunda-feira (25), na sede do PSC em Aracaju, o senador Eduardo Amorim (PSC), o deputado federal André Moura (PSC), os deputados estaduais Antônio dos Santos (PSC) e Capitão Samuel (PSL) e o próprio Valadares Filho se reuniram para a definição da composição das chapas.

Bomba!

Este colunista foi informado que os vereadores de Aracaju Augusto do Japãozinho (PRTB), Anderson de Tuca (PRTB), Ivaldo José (PRTB) – líder do prefeito; Valdir Santos (PTdoB), Agnaldo Feitosa (PR) e Manuel Marcos (PSDB), que compõe a base de João Alves na CMA, já estão fechados com Valadares Filho e participaram da reunião no PSC.

PSDB

O colunista não tem a informação se os também vereadores Adriano Taxista (PSDB) e Jailton Santana (PSDB) participaram da reunião no PSC, mas foi ventilada a informação que, se José Carlos Machado (PSDB) não for o vice na chapa do prefeito, os tucanos também chegam para compor com Valadares Filho.

Chapinhas

Na reunião de hoje estavam presentes os representantes de vários partidos aliados. Ficou definido que o bloco PSC, PTB, PSDC, PTC, PDT e PPL vão juntos na chapinha. Os demais partidos vão compor no chapão.

PP

Outra exclusiva! A informação é que o deputado Venâncio Fonseca (PP) bateu o martelo e ficará com Valadares Filho. A também deputada Maria Mendonça (PP) virá junto na aliança com o PSB. O PP também comporia o bloco das chapinhas.

PRP

Outra informação: o PRP que é liderado pelo deputado estadual Gustinho Ribeiro deve apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito Edvaldo Nogueira. O partido não tem interesse em abandonar o projeto do governador Jackson Barreto.

PMB

Presidido pela ex-deputada Lila Moura, o Partido da Mulher em Aracaju também formalizou a aliança com Valadares Filho e estará no palanque do PSB.

Jackson Barreto

O governador esteve em Goiânia, para receber a Comenda e nessa terça-feira (26) estava em Brasília (DF). JB chega em Aracaju nesta quarta-feira (27) no início da tarde e, do aeroporto, já segue direto para o Estádio Lourival Batista, para prestigiar o amistoso internacional entre o Sergipe e a Seleção Olímpica do Japão.

Conversas

Hoje à noite e na quinta-feira o governador tratará de arrumar seu agrupamento político visando a eleição em Aracaju. Tem conversas agendadas com os prefeitos Fábio Henrique (PDT) e Heleno Silva (PRB). Tentará levar os dois partidos para a campanha de Edvaldo Nogueira. O PDT já está fechado com Valadares e dificilmente irá.

Para refletir

Se Dilma Rousseff estivesse no exercício do mandato de presidente da República e viesse a Aracaju, será que o governador Jackson Barreto recuaria ou não da homenagem que receberia em Goiás para recebê-la?

PRB

O presidente estadual do PRB, deputado federal Jony Marcos, se reuniu ontem pela manhã com os pré-candidatos a vereador do partido na capital. Transmitiu a todos o teor das negociações e ouviu a opinião da bancada.

Com Edvaldo

Em congresso realizado no último sábado (23), a União da Juventude Socialista do Brasil (UJS) reforçou apoio à pré-candidatura de Edvaldo Nogueira a prefeito de Aracaju. Numa tarde regada a música e debates, Edvaldo discutiu com dezenas de jovens de diversas classes sociais e localidades a conjuntura nacional e políticas para a juventude de Aracaju.

OAB

A Escola Superior de Advocacia de Sergipe – OAB/ESA atenta às mudanças ocorridas na Legislação Eleitoral, formulou o curso “Direito Eleitoral” voltado aos advogados, estudantes de direito, contadores e demais profissionais envolvidos na Campanha Eleitoral 2016. O curso, de 27 a 29, tem como principal objetivo a abordagem de temas relevantes e pertinentes para o momento eleitoral.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também