Aracaju, 29 de março de 2024

Orla de Canindé fomentará turismo na Rota do Sertão (Foto André Moreira)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
fe9edf9b9ef63565d7df29d0ec5cf523

Obra da Orla da Prainha será entregue no próximo sábado, dia 30, pelo governador Jackson Barreto

A perfeita integração entre arquitetura, sustentabilidade e natureza molda a paisagem da Orla da Prainha, em Canindé do São Francisco, no noroeste do estado de Sergipe.  Em fase de ajustes finais, a obra sela o compromisso do Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo em Sergipe (Prodetur), com o desenvolvimento do município e será entregue oficialmente no próximo sábado, dia 30.

Com recursos na ordem de R$6.633.884,61, provenientes do Prodetur, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o ponto turístico conta com restaurante com vista panorâmica para o Rio São Francisco,  14 quiosques próprios para bares, dois postos salva-vidas,  passarela de madeira, quadra esportiva, parque infantil,  aparelhos para atividades físicas, duchas, ponto de apoio ao turista, amplo estacionamento para carros e ônibus, esgotamento sanitário e total acessibilidade para pessoas com deficiência.

A expectativa e o otimismo são visíveis na fala de quem vive do turismo.  Lenilda Lopes, recepcionista em um dos hotéis mais antigos da região, relata que o estabelecimento já passa por reformas pensando no aumento do fluxo de turistas. “Precisávamos desse gás no turismo daqui. Com essa obra, certamente receberemos muito mais visitantes e já estamos nos preparando para isso, com a reforma dos apartamentos”, revela.

“É uma das obras mais importantes feitas aqui no município, vai garantir o futuro e o desenvolvimento da cidade. Já sentimos a expectativa de quem mora aqui e dos turistas também”, diz Sandro Vieira dos Santos, proprietário de uma loja de artesanato nas imediações da Orla e que, inclusive, alterará o horário de funcionamento pensando no aumento de visitantes.   “Antes os turistas visitavam outros municípios porque Canindé não tinha programação à noite. Com a Orla, passaremos a abrir nesse horário visando os turistas”, relata.

Para o turismólogo Genilson Aragão, mais do que atrair turistas, a Orla atrairá também novos negócios e empregos para a região. “O aumento do turismo é consequência do investimento em infraestrutura. Mas o mais importante mesmo é que essa demanda aumentará a quantidade de empresas e empregos na região”, comenta.

Tal fenômeno já foi percebido na execução da obra. De acordo com o engenheiro responsável, Arnaldo Matos, 200 sergipanos foram contratados para a construção da Orla. “É uma obra que empregou trabalhadores de Canindé. A construtora é genuinamente sergipana e empregamos sergipanos”, esclarece.

Quem também destaca a importância da geração e manutenção de empregos é a coordenadora do Prodetur, Cristiana Santos, que explica que o programa não se preocupa apenas com a obra em si, mas que há todo um acompanhamento tanto de gerenciamento como também de preparação da mão-de-obra. “O programa não chega ao município apenas com a infraestrutura, ele chega também preparando a população local para receber os turistas. Nós estamos capacitando os donos dos empreendimentos para atender esses turistas, com cursos de capacitação na área de gestão, de alimentação, de vigilância sanitária e também os donos de hospedagem na área de atendimento”, detalha, acrescentando que a equipe da Prodetur auxiliará na elaboração do Plano de Gestão, construído juntamente com a Prefeitura e população por meio de audiências públicas, e fará o acompanhamento deste nos próximos cinco anos.

Para o secretário de Estado de Turismo, Saulo Eloy, a Orla da Prainha se trata de uma obra de várias perspectivas. “Traz para a cidade um novo equipamento público de lazer e de atendimento ao turismo de modo geral. E vou mais além, fomenta toda a região com uma agenda de perspectiva turística contemplando por sua vez o anseio da população de Canindé e região circunvizinha. O governo demonstra preocupação com aquela região, levando esse equipamento público de lazer e de turismo. Uma orla toda reformatada no conceito de modernidade e inclusão”, diz.

Fonte ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também