28/07/16 - 11:37:05

SERVIÇO VERIFICAÇÃO DE TAXÍMETROS É INICIADO NO INTERIOR

Lagarto é a primeira cidade fora da Grande Aracaju a receber o serviço

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – iniciou a interiorização do serviço de verificação de taxímetros. Nesta primeira fase, o procedimento foi levado à Lagarto, atendendo a uma solicitação da Prefeitura do Município, que recentemente instituiu a obrigatoriedade do equipamento nos táxis da cidade. Tradicionalmente, as verificações se concentram na capital sergipana e atendem proprietários de táxis de Aracaju e Região Metropolitana.

A realização da verificação metrológica no local de origem do táxi agiliza a regularização dos equipamentos e ainda diminui os custos para os taxistas, que ficam livres de ter que se deslocar até a capital sergipana em busca do serviço. “A verificação no próprio município evita custos com deslocamentos dos táxis para Aracaju e beneficia os motoristas que lá mesmo em sua cidade podem realizar o serviço”, explica a gerente de Metrologia do ITPS, Elba Brandão.

Elba Brandão destaca que a verificação tem o objetivo de avaliar se o taxímetro está cobrando o valor correto por corrida, em função da distância percorrida e do tempo decorrido. “A verificação é de suma importância, pois garante a confiança tanto para motoristas como para passageiros. Quando verificamos que todos os itens estão funcionando corretamente, o equipamento recebe o selo do Inmetro e um lacre amarelo”, detalha.

A determinação da instalação dos taxímetros e dos valores das tarifas é de responsabilidade do Poder Público Municipal. Em Sergipe, Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro já possuem o sistema de táxi bandeira. Lagarto é a primeira cidade fora da grande Aracaju a tornar obrigatória a instalação dos taxímetros e acionar o ITPS para a realização do controle metrológico de taxímetros no local. Os demais Municípios que fizerem a adesão ao sistema devem acionar o ITPS para solicitar a verificação dos equipamentos e consultar a possibilidade de o serviço ser feito em suas respectivas sedes.

Verificações

Vale lembrar que as verificações são feitas anualmente, sempre em comum acordo com o período em que a tarifa do serviço é reajustada; e de forma eventual, quando o equipamento é submetido a reparo ou manutenção. Com a implantação do novo sistema, os proprietários de táxis podem agendar data e horário para verificação do taxímetro e ainda emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) antecipada referente à taxa de serviço diretamente no site do ITPS (www.itps.se.gov.br), acessando o link do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 3179 8056.

Alerta

O ITPS está emitindo notificações aos taxistas que não comparecerem a verificação do taxímetro. “O taxista que está nessa situação está sujeito à multa, que pode ser dobrada em caso de reincidência. Quem for autuado tem o prazo de dez dias para apresentar sua defesa”, alerta a gerente.

Por Velane Estácio