Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Debate sobre segurança pública não resolve. Ações sim!

Nessa quarta-feira (27), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE), através do seu presidente Henri Clay Andrade, comunicou a decisão da entidade de instaurar o Fórum Social Permanente de Segurança Pública. Uma ação muito louvável, diga-se de passagem quanto a cobrança de ações preventivas da SSP para evitar assassinatos e constantes assaltos que vêm ocorrendo constantemente em todo Estado de Sergipe.

Mas este colunista chama a atenção para outro detalhe: por mais interessante que seja a iniciativa da OAB, é fato que muito já se discutiu sobre Segurança Pública em Sergipe. A própria Assembleia Legislativa, por exemplo, já instituiu a Comissão de Segurança Pública, onde justiça seja feita, o deputado estadual Capitão Samuel (PSL) teve uma participação muito importante em conjunto com as entidades e associações da Polícia Militar.

Este colunista elogia a ação da OAB que demonstra preocupação com tema relevante e que interessa realmente a todos os sergipanos, mas faz um alerta não apenas aos advogados, como também ao governo do Estado e, principalmente, a nossa bancada federal: nós precisamos falar menos e agir mais! O debate sobre segurança ajuda, abre um leque de opções e iniciativas que podem ser trabalhadas, mas não resolve o problema. A sociedade clama por ação.

E não estou falando de “resultados”, ou seja, não adianta a Polícia fazer uma coletiva e apresentar uma quadrilha de bandidos que assaltou um banco, uma loja ou que vinha cometendo vários crimes. Prender e soltar depois não muda nada, não resolve! Tem que se debater e promover de fato mudanças na legislação! É isso que nós esperamos dos nossos deputados federais e senadores. Propostas mais duras para combater o crime, para conter o crescimento da violência.

A ação policial tem que ser preventiva sim, tem que evitar que o crime aconteça! A ação repressiva traz resultados apenas, mas não traz muitas vidas que foram ceifadas pela violência e nem reduz o trauma de quem já esteve com uma arma apontada para a sua cabeça, por exemplo. Isso sim são ações que verdadeiramente preservam o coletivo, preservam a vida. Que o Fórum da nossa OAB se propague pelo restante das Ordens no Brasil, que sirva de modelo e que os advogados possam pressionar nossos legítimos representantes no Congresso a legislarem sobre este tema tão importante. Por que a mesma lei que beneficia um “cliente” hoje, pode destruir uma “família” no amanhã…

Viajou

O prefeito João Alves Filho está em Brasília onde está tendo reuniões importantes com caciques do DEM e do PSDB. Ele embarcou logo cedo para a capital federal.

Veja essa!

Uma dúvida foi levantada sobre as ausências dos membros do PDT e do PSDC no ato que marcou o anúncio da aliança entre o Grupo Amorim e o pré-candidato a prefeito de Aracaju, Valadares Filho (PSB).

E essa!

Diferente do que está sendo especulado, uma fonte da coluna explica: Fábio Henrique e o PDT têm compromisso com Valadares Filho e, inclusive, combinaram essa ausência ontem (27) para comunicarem primeiro ao governador. É nítido que os pedetistas, que foram liberados por JB para apoiar o PSB, querem resolver o impasse no diálogo.

Proposta

O PDT vai ficar com Valadares Filho e Amorim mas vai fazer uma solicitação: como forma de reconhecimento da lealdade do pré-candidato a vereador Sargento Vieira (PDT), o partido vai requerer ao deputado estadual e candidato a vice-prefeito, Antônio dos Santos (PSC), que o mesmo convença o vereador e aliado político Roberto Morais (SDD) a se afastar da CMA por uns três meses para prestigiar Vieira, que está na suplência. Agora tem que combinar com o vereador e o partido dele também…

Com Edvaldo

Depois de muitas especulações, está fechada a aliança do PRB do prefeito Pastor Heleno Silva e do deputado federal Jony Marcos, com a pré-candidatura de Edvaldo Nogueira em Aracaju. A informação é que o PRB pode compor um chapão para a eleição de vereadores com o PT, PCdoB, PSD e PRP.

Com JB!

Heleno Silva e Jony Marcos se reuniram ontem a noite com o governador. O PRB vai anunciar a adesão a Edvaldo Nogueira junto com o PSD e o PRP, nesta sexta-feira (29), às 10 horas, em um ato com a presença do governador Jackson Barreto e dos membros do PT, PMDB e PCdoB, no auditório do Sindicato dos Bancários.

PSD

O partido agora está coeso em Aracaju e no restante do Estado. Os deputados estaduais Jeferson Andrade e Luiz Mitidieri, junto com o deputado federal Fábio Mitidieri, agora atuam dentro de um perfeito alinhamento. Na capital vão caminhar com Edvaldo Nogueira.

PSOL

A direção do PSOL em Aracaju emitiu uma nota pública para vetar qualquer aliança com o partido REDE Sustentabilidade, que terá o vereador Emerson Ferreira como candidato a prefeito da capital. Consta na nota que apesar da REDE manifestar o interesse de ter a professora Sônia Meire (PSOL) como candidata a vice-prefeita, ideologicamente o partido não preenche os “requisitos” exigidos pelo PSOL.

Argumentos

O PSOL apresentou dois argumentos: “a REDE desde o seu surgimento tem expressado o seu conservadorismo, bom lembrar que mesmo antes de criar a Rede, Marina Silva, principal figura pública do partido, aliou-se com Aécio Neves no 2º turno das últimas eleições presidenciais. E, recentemente, o partido por meio de seus deputados e senadores votou pelo Golpe Institucional do Impeachment”.

Não topa tudo

Em seguida, o PSOL evidencia que “É necessário evidenciar o fato de que o PSOL parte de uma exigência programática histórica que repudia toda e qualquer coligação eleitoral que se paute pela busca obcecada de cargos e de poder: o PSOL não topa tudo para se eleger”.

Alianças

O partido conclui a nota dizendo que “nossas possibilidades de alianças se limitam entre os partidos que formam a Frente de Esquerda, em Aracaju, que além do próprio PSOL, ainda conta com as (os) camaradas do PCB e PSTU. Além dos partidos citados, a nossa prioridade de alianças também se estende aos movimentos sociais combativos”.

Errata

Ontem a coluna colocou que o prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR) vai apoiar Astrogildo da Farmácia para prefeito, mas citou que ele é filiado ao DEM. Na realidade ele é filiado ao PMN. Feita a devida correção.

Desistiram

O pré-candidato a vereador de Aracaju, Aragão (PMDB), uma das maiores lideranças populares do Conjunto Bugio, teria desistido de seu projeto político. Vai apoiar o pré-candidato Tiago Batalha (PMB) para vereador e Valadares Filho para prefeito. Outros dois pré-candidatos, Gordo do Gesso e Ademir do Gás, também devem seguir a mesma dobradinha.

PV e PHS

Após uma reunião com os pré-candidatos a vereador do PV e do PHS, na noite de ontem, ficou definida que os partidos farão uma coligação na proporcional em Aracaju. As legendas seguem com o prefeito João Alves Filho.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também