29/07/16 - 14:21:33

POPULAÇÃO DE CARIRA RECEBE SERVIÇOS DO GOVERNO NO SÁBADO

Neste sábado, 30 de julho, a população do município de Carira terá acesso a dezenas de serviços gratuitos, que serão disponibilizados das 08h às 16h no Colégio Estadual Professor Artur Fortes. Localizada na Rua Isauro Soares, nº 55, a escola receberá a décima edição do Governo em Ação, mutirão que reúne diversos órgãos, coordenados pela Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), com o objetivo de atender às necessidades mais urgentes da comunidade, e identificar demandas para promoção de melhorias.

A ação contará com a presença de todas as coordenadorias da Seidh, Defesa Civil, e as Secretarias de Estado da Segurança Pública, Saúde, Educação, Turismo e Esportes; além do Banese, Deso e Procon; Movimento Popular de Saúde (MOPS), e Serviço Social da Indústria (Sesi). Entre os serviços ofertados, estão emissão de carteira de trabalho, de identidade, atendimento sobre Cadastro Único e Bolsa Família e dicas sobre elaboração de currículo. A coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres estará presente com a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Ônibus lilás, que orienta e faz atendimento psicológico individual para mulheres vítimas de violência, além de ministrar palestras para a população em geral.

Na área da saúde, os moradores de Carira poderão ter acesso a serviços oftalmológicos, odontológicos e ginecológicos ofertados pelo Sesi, que participa do evento pela sexta vez. A Secretaria de Estado da Saúde, por sua vez, disponibilizará senhas para consultas com cardiologistas e clínico geral, além da unidade móvel do Programa Estadual DST/AIDS, com os testes rápidos de HIV e sífilis, e triagem para diabéticos e hipertensos. O Movimento Popular de Saúde (MOPS) disponibilizará massagens, reiki, aurículo terapia, e roda de conversa sobre práticas integrativas no SUS.

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) realizará vistorias sob demanda, e prestará orientações sobre áreas de risco. A comunidade também será contemplada com a distribuição de mudas frutíferas e informações sobre segurança alimentar e nutricional; direito do consumidor, com o Procon Estadual [Sejuc]; central de informações das Políticas Públicas para Juventude, intercâmbio sociocultural e oficina de dança de rua, com a Coordenadoria de Juventude da Seidh; e cortes de cabelo gratuitos.

Sobre o programa

O Governo de Sergipe é um trabalho de combate à pobreza, voltado para sanar as principais carências da população em situação de vulnerabilidade social. O bairro Santa Maria recebeu a terceira, quarta, quinta e sexta edições do mutirão, nos meses de dezembro, fevereiro e março passados. A sétima edição aconteceu no mês de maio, em Japaratuba; seguida em junho da oitava, em Pirambu; e da nona, realizada em 13 de julho, na cidade de Itabaiana. As duas primeiras edições do Governo em Ação foram realizadas nos municípios de Poço Redondo e Neópolis, ainda em 2015.

Texto: Míriam Donald e Rebecca Melo

Foto: Pritty Reis