Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Moradores realizam plantio de árvores no Residencial José Eduardo Dutra (Jorge Reis)

a69199e5819876ebbf4172ecb9e302b6

Projeto social do Governo do Estado envolve famílias que residem na localidade

Dando prosseguimento às atividades previstas no trabalho de projeto social para as 580 famílias beneficiárias pelo programa Pró Moradia no conjunto Porto D’anta, a equipe técnica da iniciativa, em conjunto ao núcleo social da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), promoveu um dia de conscientização e atividade ecológica no Residencial José Eduardo Dutra. Com a participação de representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), as ações desenvolvidas compreenderam orientações da preservação ambiental, caminhada ecológica e por fim o plantio de 50 mudas de plantas nativas em toda a área verde do mais novo conjunto de casas populares da capital.

Conscientização

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, o evento é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos. “Os programas habitacionais gerenciados pelo Governo de Sergipe não se limitam à entrega de casas. Quando os programas são iniciados, um projeto social é posto em prática, no qual uma equipe composta por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais fazem um acompanhamento com todas as famílias beneficiadas antes, durante e após a entrega das residências, tirando dúvidas e executando diversas ações cujo objetivo principal é promover a interação e a sociabilidade entre os moradores e a sociedade como um todo”, explica.

Valmor conta que o trabalho já proporcionou bons resultados. “As ações realizadas no Centro Social Maria Antonia da Conceição têm dado bons frutos. Ao conscientizar as crianças do seu papel enquanto cidadãos, estamos estimulando-as a despertar para a preservação da natureza e do meio em que vivem, promovendo um mundo melhor. Eles mesmos confeccionaram os cartazes, criaram brinquedos com materiais recicláveis e, junto aos pais, fizeram questão de realizar o plantio das mudas de algodão da praia, almecegueira, amburana, jatobá e para de vaca”, revela.

Valmor Barbosa destaca que a parceria com os órgãos municipais é crucial para o bom andamento das ações. “O Residencial Senador José Eduardo Dutra está situado em um local arborizado e vizinho a uma área de preservação ambiental, assim, nada mais justo do que estabelecermos uma parceria com as instituições públicas da capital ligadas ao meio ambiente. O trabalho de estímulo à preservação do habitat das famílias foi muito satisfatório, visto que, por possuírem em seus quadros técnicos analistas ambientais, somado ao trabalho já realizado pela equipe da Seinfra, eles desenvolveram métodos de conscientização eficazes, de modo que todos os moradores envolvidos nas atividades adotaram as 50 mudas plantadas em toda a área verde do conjunto e se comprometeram a zelar por elas”, frisa.

Fonte ASN

Foto Jorge Reis

Leia também