30/07/16 - 06:20:45

PARQUE DO POXIM SERÁ LANÇADO OFICIALMENTE NO DIA 3 AGOSTO

 

O Parque Natural Municipal do Poxim será lançado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente ( Sema) na próxima quarta-feira, 03 de agosto.  O evento acontecerá na Avenida Cecília Meireles, ao lado da Praça Monteiro Lobato (onde fica a sede da Associação de Moradores do Bairro Inácio Barbosa).

Essa é uma das áreas remanescentes de vegetação nativa no Município de Aracaju. O Parque do Poxim é formado predominantemente por ecossistema de Manguezal, e abrange uma área de cerca de 1,8 km², o equivalente a quase 20 estádios de futebol. O Parque está localizado dentro dos limites dos bairros Inácio Barbosa, Farolândia e São Conrado, sendo a sua parte leste banhada pelo Rio Poxim.

Em alguns locais, é possível observar a presença de espécies raras da Mata Atlântica, como a aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius), a ingazeira (Inga sp.) e o pau pombo (Tapira guianenses), bem como de espécies de Mangue (Rhizophora Mangue, Lacuncularia racemosa). Há, inclusive, um bosque repleto de exemplares da espécie Avicennia sp., apresentando um porte alto, condição raramente encontrada em áreas urbanas consolidadas  como a da  nossa cidade.

É importante destacar que o Parque abriga também espécies da fauna  formada predominantemente  por  aves (Garça Azul – Egretta caerulea, Anu preto Crotophaga ani, Carcará – Polyborus  plancus , dentre outros) e crustáceos (Guaiamum – Cardisoma guanhumi; Aratu- Geniopsis cruentanta), sendo um importante  habitat natural para esses animais.

Proteção Integral

O local é considerado como uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, na categoria Parque Natural, conforme classificação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC. Essas unidades têm por objetivo principal proteger a natureza e, como Parque, possibilita visitação monitorada, com fins educativos,  e com  autorização prévia do órgão gestor. O Parque Natural Municipal do Rio Poxim será administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).

Deise Dias

Ascom/Sema