01/08/16 - 11:00:03

Beethoven será destaque em concerto da Orquestra Sinfônica (Foto ascom)

Em mais um concerto de sua Série Cajueiros 2016, a Orquestra Sinfônica de Sergipe não deixará de surpreender seu público e apresentará a Sinfonia nº2, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), uma das mais importantes obras do classicismo germânico. O evento acontecerá na próxima quarta-feira, 06 de julho e os ingressos, a preços populares, já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Tobias Barreto. A Orquestra Sinfônica de Sergipe é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura.

Na primeira parte do concerto a ORSSE trará um repertório somente para os instrumentos de metal e percussão da orquestra, com dois destaques. O primeiro, um concerto para trombone-baixo e orquestra do compositor alemão do romantismo Ernst Sachse (1810-1849), com solos do sergipano Bruno Menezes. O segundo, uma belíssima versão para instrumentos de metal e percussão da obra “Um Americano em Paris”, de George Gershwin (1898-1937). Composta em 1928, esta obra consiste nas impressões musicais da “Cidade-Luz” concebidas por um exitoso compositor americano, capaz de transitar pelo jazz e as grandes orquestrações como nenhum outro.

“Um concerto eclético, para todas os públicos”. Assim define a apresentação o maestro Guilherme Mannis, regente titular da Orsse. Ele complementa: “De Beethoven, apresentaremos uma de suas sinfonias de sua primeira fase, a nº2, em ré maior. Esta obra é capaz de herdar toda a clareza composicional da música dos mestres do classicismo, como Haydn e Mozart, apontando para um futuro completamente transformador, o que viria a ocorrer, 1 a 2 anos depois, com a composição da Sinfonia nº3, em Mi bemol maior: a “Heroica”. De Gershwin apresentaremos um verdadeiro deleite musical, que é “Um americano em Paris”, e com o concerto de Sachse faremos uma homenagem aos músicos sergipanos, com a participação como solista do excelente Bruno Menezes, nosso trombonista-baixo da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Além de excelente músico, trata-se de uma grande pessoa e um incentivo a outros jovens músicos locais. ”

Serviço

Orquestra Sinfônica de Sergipe

Série Cajueiros – Teatro Tobias Barreto

03 de agosto de 2016, quarta-feira, 20h30

Repertório:

Guilherme MANNIS, regente

Bruno MENEZES, trombone baixo

Ernst SACHSE

Concertino para trombone baixo e orquestra de metais

George GERSHWIN

Um americano em Paris – arranjo para metais

Ludwig van BEETHOVEN

Sinfonia nº2, op.36, em ré maior

Ingressos: R$15 (estudantes, melhor-idade e professores) e R$30, à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto (79-3179-1496).

Realização: Secretaria de Estado da Cultura / Governo de Sergipe.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura