Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Edvaldo e Rogério: um está correndo do outro?

Quando o governador Jackson Barreto (PMDB) e lançou Zezinho Sobral (PMDB) como pré-candidato a prefeito de Aracaju, meses atrás, o presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, deixou claro que não havia um conforto para qualquer aproximação com a pré-candidatura de Edvaldo Nogueira (PCdoB). Como as pesquisas internas mostravam que o peemedebista não chegaria nem a 5% das intenções, naquele momento, o governador recuou e decidiu apoiar o nome do PCdoB.

Aquela decisão de JB gerou um grande constrangimento para Rogério Carvalho que se viu obrigado a “engolir” Edvaldo Nogueira. Mesmo porque se o comunista vencer a eleição em 2016, o petista tem um projeto definido para 2018: será novamente candidato a senador e vai precisar de todo apoio para ser eleito, inclusive de Edvaldo, em especial, se ele for o prefeito da capital. Com muitos cargos no governo e diante do afastamento de Dilma Rousseff da presidência da República, não restou a Rogério Carvalho muita coisa.

Mas feita a composição, Rogério Carvalho tem se comportado de uma maneira fria em relação à chapa Edvaldo Nogueira e Eliane Aquino. Ele até participou do ato em que os delegados do PT bateram o martelo em defesa da chapa, mas viajou ao exterior, a serviço, e não prestigiou a vinda da presidente afastada Dilma Rousseff a Sergipe; como o governador Jackson Barreto também estava ausente, aquele gesto passou batido; sem contar que até Edvaldo tentou fugir a todo custo de qualquer associação de seu nome ao da petista, que está profundamente desgastada.

Agora o que mais chamou a atenção deste colunista foi a ausência de Rogério Carvalho no ato do PSD, PRB e PRP que anunciaram apoio a Edvaldo Nogueira e Eliane Aquino. Silvio Santos, Conceição Vieira, Márcio Macedo e muitos outros petistas prestigiaram aquela adesão. Até o governador Jackson Barreto estava presente, desta vez. E nada de Rogério? O que estaria acontecendo? Será que Rogério ainda está trabalhando no exterior? Será que ele teria sido aconselhado a não participar dos atos ou esta decisão teria partido do próprio petista? Quem está correndo de quem? Eis a questão…

Contrariado

Este colunista não conseguiu contato com o vice-prefeito José Carlos Machado. A informação é que ele se encontra chateado com as inconstâncias do prefeito, com a possível decisão de não disputar a reeleição e, principalmente, com a possibilidade de lançar Robson Viana como seu candidato.

Querem Machado

Quase todos os partidos que compõem com o prefeito João Alves tem posição definida: só o acompanham numa decisão de renunciar a reeleição se indicar Machado como seu pré-candidato a prefeito. Caso contrário, os partidos começam a seguir seus caminhos.

Exclusiva!

A informação vem do Palácio de Despachos: o pré-candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), não gostou da movimentação sobre uma possível candidatura de Róbson Viana e já cobrou uma posição do governador Jackson Barreto (PMDB), que tem uma ligação muito próxima do parlamentar.

Bomba!

Este colunista foi informado que numa conversa com o governador, Róbson Viana teria recebido a orientação de não aceitar um possível convite para ser candidato a prefeito de João Alves. JB chegou afirmar que já tinha compromisso com Edvaldo Nogueira e não aceitava a postura do parlamentar. Róbson só iria para o embate com os apoios do democrata e do chefe do Executivo Estadual.

Forçando a barra

Uma fonte ligada ao governador chegou a dizer para este colunista que, num dado momento, esses dias, o próprio JB teria reclamado das pressões que estaria recebendo de Róbson para que sua candidatura a prefeito com João Alves fosse autorizada.

Reunião

Diferente do que foi ventilado por setores da imprensa, João Alves não se reuniu com um grupo de vereadores nesse domingo (31). Na realidade, sábado (30) à noite, ele recebeu em sua casa apenas os vereadores Valdir Santos (PTdoB) e Agamenon Sobral (PHS). O prefeito confirmou a coletiva e pediu que eles aguardassem seu anúncio.

PHS e PV

Agamenon Sobral conversou rapidamente com este colunista e confirmou que vai esperar o posicionamento do democrata, mas confirmou que a coligação PHS e PV está consolidada e, independente do que ocorrer nos próximos dias, os partidos “marcharão” juntos.

Convenções I

Os líderes políticos do Estado estão passando por verdadeiras maratonas para prestigiar as convenções municipais para o anúncio das chapas majoritárias nos 74 municípios sergipanos. Apenas em Aracaju a previsão é que os atos aconteçam no próximo dia 5. A movimentação nas rodovias tem sido intensa.

Vai de Gama?

Uma informação exclusiva para este colunista: por onde anda Jackson tem repetido com todas as suas forças que não será candidato a nenhum cargo público em 2018. Muitos especulam que ele disputará o Senado. Um nome que vem ganhando força para ser indicado por ele para disputar o governo do Estado é o do ex-prefeito de Aracaju, João Augusto Gama.

Olho nele!

Tem um pré-candidato a vereador pela coligação de Edvaldo Nogueira que está incomodando os demais: trata-se de Camilo, filho do deputado federal João Daniel que, segundo informações, está buscando as lideranças de outros concorrentes e conseguindo apoios inesperados. Qual seria o “segredo” do petista?

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Leia também