Aracaju, 16 de abril de 2024

Lagarto terá cobertura total de esgotamento sanitário até 2017 (Foto assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7f3ab1245cd9947fce0fe052095e5351

Lagarto, atualmente, conta com 40% de seu território coberto pelo esgotamento sanitário

A cidade de Lagarto terá 100% de cobertura de esgotamento sanitário até 2017. É o que prevê a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, que executa as obras de ampliação e modernização do sistema de esgotamento do município. Orçada em R$ 95 milhões – recursos oriundos de financiamento entre Governo do Estado, Deso, Governo Federal e Caixa Econômica Federal – o empreendimento vai permitir a coleta, transporte e tratamento de esgoto em 100% da cidade, beneficiando cerca de 106 mil moradores.

O presidente e o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Deso, Carlos Melo e Gabriel de Campos, respectivamente, realizaram uma vistoria na obra. Os engenheiros foram acompanhados pelo deputado federal Fábio Reis, que ressaltou a necessidade e relevância do empreendimento. “Essa é uma obra de extrema importância para o nosso município de Lagarto, que vai ofertar 100% de cobertura de esgotamento sanitário para a população. Isso vai trazer mais saúde para o povo lagartense e eu fico muito feliz em fazer parte, junto com o governador Jackson Barreto e o Governo Federal”, destaca o deputado federal.

A obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Lagarto engloba uma série de intervenções como redes coletoras, emissários, estações elevatórias e uma estação de tratamento de efluentes domésticos. De acordo com o diretor de Meio Ambiente e Engenharia da Deso, o empreendimento possui notório destaque, já que compreende obras voltadas a preservação das águas do Rio Piauí – importante ponto de manancial na região sul do Estado de Sergipe. “Essa obra de ampliação do esgotamento sanitário de Lagarto trará benefícios para a saúde da população e para a despoluição dos corpos hídricos da região” avalia Gabriel de Campos.

O sistema de esgotamento sanitário é composto pela coleta, tratamento e destinação final de esgotos sanitários, e tem como objetivo o controle de doenças diretamente relacionadas ao contato com água contaminada depositada em áreas livre e públicas. “Em virtude do grande crescimento territorial e populacional, hoje a cidade de Lagarto possui áreas de elevada precariedade sanitária. Com a ampliação do sistema de esgotamento, a população ficará livre de doenças de veiculação hídrica, e poderemos dar um fim aos esgotos correndo pelas ruas a céu aberto”, garante o diretor de Meio Ambiente e Engenharia da Deso.

Com a ampliação do sistema, o esgoto sanitário das residências da cidade será direcionado através de redes coletoras até a estação de tratamento, onde passará por processo de tratamento e despejado no Riacho Jacaré, afluente do Rio Piauí, sem risco de contaminação. “Isso trará benefícios infinitos para a população de Lagarto, que atualmente conta com 40% de seu território coberto pelo esgotamento sanitário”, explicou o responsável pela obra.

A conclusão da obra está prevista para outubro de 2017. Dos 160 km de rede de coleta, 37% foram executados e a nova estação de tratamento deve ser concluída antes do prazo, entrando em operação a partir de março de 2017. O presidente da Deso, Carlos Melo, destacou que esse investimento é muito significativo. “O Governo do Estado, através de recursos do governo Federal e da Deso, vai deixar toda a cidade coberta com a coleta e o tratamento de esgotamento sanitário. Pudemos constatar que em muitos bairros o esgoto corre a céu aberto, com crianças brincando em seu entorno. O que gastamos em saneamento, é compensado na melhoria da saúde pública futuramente, por isso que essa obra é tão importante”, salienta o presidente da Deso.

Fonte assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também