02/08/16 - 10:48:10

Pescando Memórias é contemplado com Prêmio Nacional (Foto assessoria)

O projeto deu tão certo, que acabou alcançando outros municípios, levando palestras, oficinas e apresentações culturais para outras comunidades

O Projeto Pescando Memórias, de Sergipe, está entre as oito ações de preservação do patrimônio e da memória da cultura brasileira, vencedoras da 29º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Dividido em duas categorias, o projeto foi selecionado pela Comissão Nacional de Avaliação, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nos dias 27 e 28 de julho, em Brasília. Além de Sergipe, foram contemplados projetos dos estados da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Pará e Rio Grande do Sul.

A iniciativa partiu do casal Givanildo Santana e Isabela Bispo Santana, moradores de uma comunidade ribeirinha do povoado de São Braz, que fica às margens do Rio do Sal, no município de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe. O projeto foi iniciado a partir do Edital de Oficinas Culturais, oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e a partir de então ganhou forças e conquistou parcerias.

O povoado faz parte de um bolsão de localidades com elevados índices de pobreza, ao norte da capital Aracaju (58% de incidência de pobreza). A intenção era promover a autovalorização da comunidade fortalecendo seus vínculos identitários com as práticas pesqueiras, com o rio, suas margens, com as tradições locais e com o patrimônio público num contexto de baixa autoestima deste grupo social. O projeto deu tão certo, que acabou alcançando outros municípios, levando palestras, oficinas e apresentações culturais para outras comunidades.

Na 29ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade,. A premiação, que acontece com uma grande cerimônia no dia 20 de outubro, será no instituto no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA). Além do reconhecimento, os vencedores receberão o prêmio de 30 mil reais.

Neste ano, o Prêmio recebeu 220 projetos inscritos. Entre as 60 ações finalistas, 27 foram da Categoria I e 33 da Categoria II. O Pescando Memórias foi contemplado na segunda categoria, voltada para ações de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.

Foto ascom Secult