02/08/16 - 10:34:48

Hospital Universitário orienta comunidade sobre uso de medicamentos (Foto ascom)

Quando o paciente recebe o medicamento apropriado à sua necessidade clínica, na dose e posologia corretas, em um período de tempo adequado, e com o menor custo possível, significa que ele está fazendo o Uso Racional de Medicamentos. Foi pensando nesse uso seguro que o Setor de Farmácia Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) começou a articular ações de conscientização.

A iniciativa é voltada à comunidade circunvizinha ao Hospital, conforme relata a farmacêutica do HU-UFS, Simony Soares. “A nossa primeira reunião foi na Unidade Básica de Saúde Francisco Fonseca, conversamos com mulheres que são atendidas por psicólogos. Elas foram bem participativas, fizeram perguntas, comentaram sobre como guardam os medicamentos, enfim, relataram suas experiências”, comentou.

De acordo ela, que realizou a ação com a também farmacêutica Geovanna Cardoso, do HU-UFS, a ideia é levar para a comunidade orientações seguras. “O Setor de Farmácia Hospitalar pretende ampliar essa iniciativa, fazendo contato também com a Associação de Moradores. A intenção é orientar uma comunidade que é muito carente desse tipo de informação”, informou.

Consequências

O uso inapropriado de medicamentos pode ter diversas consequências, entre elas estão os eventos adversos, que podem ser letais. Também se destacam a eficácia limitada, a resistência a antibióticos, a farmacodependência e os riscos de infecção.

Andreza Azevedo