03/08/16 - 13:22:09

Aribé cobra acessibilidade no Calçadão Formosa (Foto: Acrisio Siqueira)

A falta de acessibilidade, de equipamentos de ginástica para pessoas com deficiência, de piso tátil no Calçadão Formosa Aracaju, na Treze de Julho, foi tema do pronunciamento do pequeno expediente do vereador Lucas Aribé (PSB), na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira (03).

O parlamentar explica que após a inauguração do Calçadão Formosa Aracaju, realizou uma visita para conhecer o espaço e se deparou com uma situação muito ruim para a população aracajuana. “Nós não podemos admitir que nenhuma  obra, principalmente a obra pública, que é feita com nosso dinheiro, seja inaugurada sem que tenha acessibilidade. Não é uma opinião minha, isso é a Lei, determinação federal. Mas nós cidadãos, homens e mulheres pagadores de impostos, precisamos lembrar que tudo isso que é construído pelo poder público é nosso, e quem paga é a gente”, cobra.

De acordo com Lucas, os cidadãos pagaram para que a obra do Calçadão Formosa Aracaju fosse feita. “Ficou bonita, sem dúvida, mas não ficou acessível, inclusive deixaram inaugurar uma obra que não dava oportunidade de uma pessoa cadeirante chegar e entrar no calçadão com liberdade e autonomia. Existe uma rampa para que o cadeirante  saia do calçadão, mas não tinha uma rampa que desse acesso ao ponto do ônibus, tinha um degrau bem alto. Para a pessoa atravessar para pegar um ônibus teria que ser pego no colo. Isso é acessibilidade? Isso é um faz de conta”, questiona.

Para Aribé, o pior é que o Poder Judiciário, os órgãos públicos e Conselhos deixaram inaugurar uma obra desse jeito. “Não tinha nenhum equipamento de ginástica que pudesse ser utilizado por uma pessoa com deficiência. Falar de piso tátil em Aracaju é falar de algo que, quando existe, é implantado de forma errada, ferindo a norma da ABNT, e na obra bonita da Treze de Julho não tem. É dessa forma que a nossa cidade lida com a acessibilidade “, aponta.

Maraisa Figueiredo