04/08/16 - 14:23:20

Jailton cobra convocação dos aprovados nos concursos da PM e PC (Foto Acrisio Siqueira)

Vereador alerta para avanço da violência que mata três pessoas por dia em Sergipe

A convocação de mais candidatos aprovados nos concursos das polícias Militar e Civil de Sergipe voltou a pautar o discurso do vereador Jailton Santana (PSDB) na Câmara Municipal de Aracaju, esta semana. Para o parlamentar, essa é uma das medidas que devem ser adotadas de forma urgente para barrar a escalada da violência em Aracaju e nas demais regiões do Estado.

Jailton citou os mais de 1.170 casos de assaltos a ônibus na região metropolitana de Aracaju já registrados este ano e ainda as três mortes dentro de coletivos nos últimos dois anos. Segundo ele, a população vive assustada tendo sua rotina alterada pela ação de criminosos. “Esse ano, o rodoviário David Jhonatan acabou sendo vítima da violência, assassinado enquanto trabalhava. No ano passado, um policial militar e uma jovem foram mortos durante assaltos a ônibus. Aracaju é, atualmente, a terceira capital mais violenta do nordeste”, lamenta.

Segundo o vereador, a população, com razão, cobra mais efetividade na atuação das forças policiais, no entanto, Jailton ressalva que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) tem se empenhado para implementar ações de combate à criminalidade, mas esbarra em deficiências estruturais e no baixo efetivo.

“O secretário João Batista tem se preocupado para oferecer mais segurança, mas muitas vezes fica de mãos atadas, pois sabemos das limitações, policiais trabalham com coletes vencidos, pneus carecas, sem combustível para fazer o policiamento ostensivo, ou seja, são cidadãos que deixam suas famílias em casa e se arriscam para defender a sociedade. Além disso, muitos policiais têm se aposentado, por isso, a convocação dos aprovados nos últimos concursos da PM e da PC é necessária”, justifica o vereador Jailton Santana.

Existem cerca de 380 candidatos aguardando convocação para Polícia Militar e 339 para a Polícia Civil. Na ótica de Jailton, a nomeação destes profissionais deve contribuir significativamente para modificar o cenário atual de insegurança. “São candidatos que já passaram pelo teste físico, exames e estão aguardando apenas a convocação para os cursos de formação. Por isso, quero apelar ao governador Jackson Barreto que convoque esses concursados porque o que a população quer ver é a polícia nas ruas para aumentar a sensação de segurança”, salienta.

Santana concluiu seu discurso destacando duas mobilizações que devem ser realizadas nos próximos dias, a dos Policiais Militares e também uma caminhada pela paz, encabeçada pelo Sindicato dos Taxistas, que deve acontecer no dia 10 de agosto. “É preciso unir forças para dar um basta na violência. Não obstante ao cenário de dificuldade econômica, acima de tudo, é preciso ter responsabilidade com a segurança pública”, completou o vereador.

Will Rodriguez