04/08/16 - 14:29:35

Saiba como aproveitar o sol tomando os devidos cuidados (Foto assessoria)

Dermatologista orienta sobre o uso adequado dos filtros solares

Com o calor e as praias maravilhosas que temos a disposição em Sergipe todo mundo quer mesmo é aproveitar o final de semana e tomar aquele sol na praia ou nos clubes aquáticos. Das crianças aos adultos, todos aproveitam o clima para relaxar, praticar um esporte ou até fazer uma caminhada no fim de tarde. No entanto, é preciso não descuidar de certos cuidados na hora de tomar um solzinho, a temperatura elevada também pode prejudicar a saúde, seja com a desidratação até as queimaduras na pele ocasionando manchas e até problemas maiores.

De acordo com a dermatologista do Hapvida Saúde, Ismmaelli Veras, alguns cuidados são essenciais e dão pouco trabalho. “É importante evitar a exposição solar entre 10h e 16h (no Nordeste, entre 9h e 15h) devido à maior intensidade da radiação UVB nesse horário. Para a proteção ocular o método mais eficaz é sem dúvida o uso de óculos de sol. Segundo recomendações internacionais, os óculos de sol eficientes são aqueles que absorvem mais de 99% de todo e espectro UV”, alerta.

O uso do protetor é fundamental, e não apenas aos finais de semana mas diariamente. A aplicação deve ser feita sempre que a pessoa estiver exposta ao sol e de preferência com a formulação adequada para cada tipo de pele e ocasião. Segundo a dermatologista, o produto deve ter FPS de pelo menos 30, proteção UVA e UVB e ser resistente à agua, se a intenção for utilizá-lo no mar, piscina ou cachoeiras. A escolha da formulação de acordo com o tipo de pele é muito importante para garantir uma proteção eficaz. “Pessoas com pele oleosa devem utilizar protetores em gel, gel creme, sérum e, além disso, verificar no rótulo se há denominações como oil free, oil control, toque seco ou efeito matte, enquanto que para peles secas, o ideal é que seja em creme. Outro grupo que deve ficar atento é quem tem manchas na pele, que precisa escolher produtos com cor por ter filtro físico na sua composição o que confere excelente proteção contra radiação UVA, UVB e luz visível”, esclarece drª, Ismmaelli.

As crianças também necessitam de produtos específicos devido à sensibilidade da pele. O ideal é procurar os que têm denominações como uso infantil ou kids, pois têm boa proporção de filtro físico, o que causa menos reação alérgica. Ismmaelli Veras lembra também que os negros têm maior adaptação aos efeitos nocivos da Radiação UV, mas não devem deixar de se proteger, pois o câncer de pele tende a ser mais agressivo. “O ideal é que usem sempre um filtro solar. Em alguns casos com fator a partir de 15 e outros de 30”, revela.

Para finalizar, a especialista dá algumas dicas para manter os cabelos saudáveis após tanto sol e mergulhos em águas salgadas e produtos químicos. “Usar xampus e condicionadores com proteção UV. Antes de entrar no mar ou piscinas, passar um leave-in com proteção UV, aplicar semanalmente máscaras de hidratação ou nutrição e, após mergulhos, deve-se enxaguar os cabelos com água doce e desembaraça-los com pentes largos de madeira”, aconselha a dermatologista Ismmaelli Veras.

D COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA