Aracaju, 28 de março de 2024

Começa o Festival do Caranguejo em Aracaju (Foto: Felipe Goettenauer)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
IMG_7646

Teve início na última quarta-feira, 3, a segunda edição do Festival do Caranguejo. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Sergipe (Abrasel-SE), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), segue até o dia 14. Nos três primeiros dias, o Festival acontece na Arena Gastronômica, montada no estacionamento em frente à Passarela do Caranguejo.

Para o presidente da Abrasel, Augusto Carvalho, acredita no sucesso da segunda edição do evento. “Temos as melhores expectativas para este ano. Percebemos uma grande adesão do público nesse primeiro dia e acredito que isso seguirá nos próximos dias aqui na Arena e depois nos restaurantes”, ressalta.

Na primeira noite, shows, apresentações culturais, barco de fogo, atividades para crianças e muito caranguejo. A mistura agradou ao público que lotou a Arena. O que agradou aos organizadores. “Estamos felizes com a realização de mais uma edição do Festival do Caranguejo. Devido ao evento nós fomos destaque no Ministério do Turismo, na imprensa nacional e local. Fortalecemos a gastronomia local”, afirma o consultor técnico da Semict, Fabio Andrade.

Para ele, o festival é uma ótima oportunidade para a nossa capital. “Através do Festival do Caranguejo desejamos fomentar o mercado formal, do pessoal que emprega de forma legal e gera impostos. E na organização pensamos em todas as áreas: economia, turismo, comércio, gastronomia e cultura. Escolhemos a baixa temporada para fomentar o turismo, o fim das férias como opção de lazer. Ofertamos cursos e oficinas, espaço para as crianças, apresentações culturais. Tudo isso nos primeiros três dias na Arena montada especialmente para o Festival”, destaca Fabio.

Realizado em parceria com o Sebrae, o Festival também traz os pequenos artesões para a Arena Gastronômica. “É muito importante fomentar os pequenos e médios empresários e por isso a idéia do Sebrae em fazer parte do evento. Além disso, trouxemos os artesões que fazem parte dos cursos ofertados pela instituição mostrando os produtos produzidos nesse período”, diz a analista do Sebrae, Bianca Esperidião.

Com uma pizza já consolidada no mercado, a Pizzaria Manjericão apostou numa entrada com o crustáceo: a bruscheta de caranguejo. “Percebemos uma boa recepção do público ao prato servido”, afirma João Paulo Lima, empresário e associado da Abrasel.

Para João Paulo é uma excelente iniciativa da Abrasel. “Muito bom ter esse evento, afinal, fortalece a cultura, a gastronomia e a economia local”, diz o associado.

O público lotou a Arena e gostou do que foi ofertado por lá. A psicóloga Tatiane Carvalho teve a curiosidade de experimentar a feijoada e gostou bastante. “São duas idéias bem interessantes, tanto do evento como do prato. Gostei muito. É inovador”, explica.

Tradicional no servir do caranguejo, o restaurante Corno Velho não poderia deixar de participar do evento. “É muito bom ter uma oportunidade como essa. Um festival que traz o caranguejo tão apreciado pelo sergipano”, explica Marcelo Ramos, proprietário do restaurante que serve o pastel de caranguejo.

Durante os primeiros dias do evento (3 a 5 de agosto) os restaurantes participantes estarão comercializando os pratos especiais na Arena Gastronômica montada na Orla. As porções têm preço de R$10 e R$15. A partir do dia 6, os restaurantes participantes vão oferecer em seu cardápio até o dia 14. Nesse período também serão realizadas atividades culturais relacionados ao evento.

Por: Tirzah Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também