Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

FESTA DO LEITE DE PORTO DA FOLHA INICIA NESTA SEXTA-FEIRA

________2

A cidade de Porto da Folha, no sertão sergipano, realiza a 2ª edição Festa do Leite. A programação voltada para estimula os negócios rurais da região inicia nesta sexta-feira-feira (dia 5) e vai até domingo (dia 7), no Parque de Vaquejadas, Laura Regina, localizado no Povoado Lagoa Redonda. Ao longo dos três dias, a festa vai contar com exposições de animais, torneio leiteiro e palestras.

O principal momento de programação é o torneio leiteiro que terá a participação de 19 animais de alta lactação. Serão feitas sete ordenhas durante os três dias, sendo duas na sexta-feira, três no sábado e duas no domingo. “Às 14h do domingo, faremos a última ordenha e a pesagem final do leite. Aqueles animais que tiverem a maior quantidade de leite, na média dos três dias, serão premiados. Distribuiremos mais de R$ 10 mil em prêmios entre dinheiro e produtos”, explicou Marcos Franco, veterinário da Emdagro, instituição do Estado que apoia o evento juntamente com o Sebrae.

Um dos organizadores do evento, o produtor Juraci Pereira de Barros, conhecido como Nego, também representante da Federação das Associações Comunitárias de Pequenos Produtores Rurais de Porto da folha (FEACOM), diz que este ano haverá a participação de 12 produtores originados da agricultura familiar que participam pela primeira vez da categoria amadores. “É a oportunidade de mostrarmos o trabalho dos pequenos produtores”, reforça Nego.

“Além do torneio leiteiro, teremos duas palestras: a primeira, dia 5, às 15h, sobre o cultivo de Palma Forrageira e o controle de pragas, proferida pelo Engenheiro Agrônomo da Emdagro, Renato Figueiredo; a segunda, dia 6, às 9h, sobre a nutrição do gado leiteiro realizado por técnico da empresa DuRracho Nutrição Animal”, pontuou o organizador do evento. Nego conta, ainda, que a produtividade do gado leiteiro tem melhorando bastante, por causa da melhoria genética dos animais e adoção de novas técnicas de manejo pelos produtores.

Ainda segundo o veterinário, Marcos Franco, o governo do estado, por meio da Emdagro, tem prestado importante assistência técnica, principalmente voltada para orientações de saúde dos animais com o acompanhamento das principais vacinas contra Brucelose e Aftosa – Sergipe é zona livre destas doenças – e tem promovido Curso de Inseminação Artificial no município de Riachão do Dantas, onde tem treinado produtores de Porto da Folha. Ele explicou que a Emdagro tem marcado presença nas festas do leite da região, colaborando com equipamentos para a infraestrutura, a exemplo de fornecimento de toldos, e também com técnicos para realização das palestras e organização do julgamento dos torneios.

Texto e foto de: Ednilson Barbosa Santos

Leia também