04/08/16 - 22:39:39

João não disputa reeleição e aliados se dividem entre Edvaldo e Valadares

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), avisou aos seus aliados – presidentes de paridos e vereadores – que não seria mais candidato à reeleição em outubro. O anuncio foi feito na noite desta quinta-feira (04), durante reunião realizada por ele na sede do partido, marcada depois do seu retorno a São Paulo, onde este com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

A desistência da candidatura não surpreendeu aos partidos que o apoiam e aos seus correligionários, mesmo que na quarta-feira (03), antes de viajar a Brasília, o prefeito tenha avisando que disputaria a reeleição, depois de apelos que lhe foram feitos por pessoas diretamente ligadas a ele. Nesta quinta-feira, João desembarcaria em Aracaju ao meio dia, mas o fez às 15 horas, o que provocou em seus aliados suspeita de que havia desistido da disputa eleitoral.

O vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) não foi convidado para a reunião por João Alves, mas aliados do prefeito queriam que ele fosse mesmo assim. Machado recusou e enviou filiado do partido como Roberto Góes. A maioria dos ainda pré-candidatos a prefeito ficaram irritados com a decisão, porque “esperamos até agora, sem fazer convenção, na expectativa que ele fosse candidato”, disse um deles em off.

Ainda não se sabe a razão da desistência, mas se supõe que foram que tenha sido o vazamento de um audio que revelava conversa de José Carlos Machado, onde ele teria afirmado que a equipe de trabalho do prefeito “não trabalha, só pensa em roubar”.

Os oito partidos que acompanhavam João Alves Filho na disputa pela reeleição farão novas coligações, como é o caso do Solidariedade (SD), que desembarca na aliança que apoia Valadares Filho (PSB), como informou o presidente regional, Laércio Oliveira.