05/08/16 - 05:28:28

Secretário discute segurança com representantes de Fórum Empresarial (Foto SSP)

O secretário de Segurança Pública de Sergipe, João Batista Santos Júnior, recebeu na tarde desta quinta-feira, 4, representantes do Fórum Empresarial. Na pauta, ouvir e discutir propostas apresentadas pela classe voltadas para a segurança pública, no intuito de auxiliar no combate à criminalidade no Estado.

No encontro, o coordenador do Fórum Empresarial, Alexandre Porto, apresentou vários pontos, entre eles, a necessidade de promover um debate na área da segurança pública com representantes de todas as esferas (Executivo, Legistalito e Judiciário), visando unir forças para propor soluções no tocante à violência em Sergipe.

“É necessário realizar um grande debate entre todos os entes a fim de que possamos formar um conselho composto por representantes dessas instituições, a fim de que possamos discutir questões no sentido de melhorar o trabalho da segurança pública no Estado. Até porque a segurança pública é um trabalho de toda a sociedade, junto com empresários e entidades públicas. Então, ela tem que ser discutida em todos os níveis. O Fórum Empresarial se coloca à disposição para tratar sobre sugestões de melhorias para a área”, frisou Alexandre Porto.

Ainda na reunião, o coordenador do Fórum Empresarial quis saber detalhes sobre a função do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), além de se comprometer a dialogar junto com a classe política sobre a reativação do sistema prisional semi-aberto. “Atualmente, devido ao fechamento do presídio de Areia Branca, mais de 2 mil presidiários que deveriam estar cumprindo o regime semi-aberto estão sendo liberados para cumprir pena em regime aberto, e sabemos que a maioria desses custodiados acabam voltando ao mundo do crime assim que saem do presídio. Então vamos mobilizar a classe política para pedir a reativação do presídio.

Sobre o encontro, o secretário João Batista se colocou à disposição no sentido de firmar parceria entre o órgão e os empresários. Na ocasião, João Batista pediu o apoio dos representantes das associações no sentido de divulgação dos canais de denúncia ofertados à população. São eles o Disque Denúncia, via ligação 181, ou por meio do aplicativo Disque Denúncia SE, disponível na loja virtual Play Store para smartphones com sistema operacional Android.

“A ideia é que a população, os funcionários e clientes das empresas conheçam a ferramenta e caso tenham informações de um crime ou criminoso, façam denúncias mais robustas, podendo incluir além de textos, fotos, vídeos e até inserir um mapa para indicar a rua exata onde está sendo praticado o delito”, ressaltou João Batista.

Estiveram presentes à reunião o delegado-geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira; o comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Marcony Cabral; o coordenador do Fórum Empresarial, Alexandre Porto; presidente do sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Sergipe (Sindesp), Marco Aurélio Pinheiro; presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Socorro (Assedis), Diego Rossini; e o ex-coordenador do Fórum, o empresário Jorge Santana.

Fonte e foto: ascom SSP