Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Seed mobiliza DRs para realização do I Simulado/Prova do ‘Enem’ (Eugenio Barreto)

___________oooo

Simulado acontecerá em todos os municípios do Estado

Um grande simulado presencial com o objetivo de preparar alunos de todo o Estado para o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado no próximo mês de setembro.

O Serviço de Ensino Médio (Semed), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizou na manhã desta quinta-feira, 4, uma reunião com os coordenadores pedagógicos das Diretorias Regionais de Educação com o objetivo de mobilizar todos para a realização do Simulado, que terá como público-alvo alunos da 3ª série do ensino médio e 4ª etapa do EJAEM.

Fruto de uma parceria entre o Departamento de Educação (DED) e o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), o simulado acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, nos mesmos moldes do Enem.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Ensino Médio, Gilvânia Guimarães, a pretensão inicial era fazer o simulado (provas) nos 30 municípios onde o Enem é realizado.

“Mas em conversa com o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, ele nos pediu que ampliássemos para todos os municípios do Estado, e este será o nosso grande desafio”, disse.

Durante a reunião com os coordenadores, foi discutido também sobre quais escolas serão locais de prova, além de toda a logística para a inscrição dos alunos e a realização do simulado.

As provas acontecerão no mesmo modelo do Enem, tanto em relação à formulação das questões, quanto em relação ao tempo de resolução delas.

“É um momento importante porque a prova, além de ser um esforço intelectual, também é um teste de resistência física, já que o aluno passa cerca de quatro a cinco horas lendo e respondendo às questões. Eles só conseguirão se preparar realmente se vivenciarem essa experiência do que é o Enem”, explicou Gilvânia.

Simulado Online

Ainda durante a reunião foi falado sobre o 3º Simulado Online do Programa Hora do ENEM, que será realizado no dia 13 de agosto, e que será aberto a todo o público.

Os alunos interessados já podem se inscrever através da Plataforma horadoenem.mec.gov.br.

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também