08/08/16 - 14:09:07

Projovem Urbano promove culminância do Plano de Ação (Foto ascom)

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, promoverá nesta quarta-feira, 10, no Espaço Cultural Gonzagão, às 14h, em Aracaju (SE), uma exposição das ações realizadas em escolas estaduais de 14 núcleos municipais que aderiram ao Programa Nacional Projovem Urbano/Serviço de Educação de Jovens e Adultos.

O evento é denominado Culminância do Plano de Ação Comunitária (PLA) previsto na proposta pedagógica do Projovem Urbano e acontece em vários estados da Federação.

Dentro da grade curricular do Plano de ação, a dimensão conhecida por Participação Cidadã propõe aos envolvidos no projeto a preocupação deles com as problemáticas que mais afetam a população dos municípios onde residem.

“É a construção de um mapa de desafios da comunidade, que exige conhecimento da cidade, especialmente da realidade social em que os jovens estão inseridos para desenvolver ações de formação básica, de qualificação profissional e da própria participação cidadã”, afirma Adjane Moura, coordenadora do Projovem Urbano/Seed.

Os alunos participantes do programa irão realizar um intercâmbio de saberes de um trabalho iniciado há um ano, com as temáticas voltadas para a diversidade e pluralidade dos problemas encontrados nas cidades deles.

Participarão das atividades os municípios onde o Projovem Urbano está presente. São eles: Tomar do Geru, Cristinápolis, Aquidabã, Neópolis, Japoatã, Canindé de São Francisco, Japaratuba, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Boquim, Nossa Senhora das Dores, Poço Redondo e Brejo Grande.

Participação Cidadã

O Projovem Urbano tem como objetivo a oferta da escolaridade em nível fundamental e é constituído de três eixos: ensino fundamental, qualificação profissional e participação cidadã.

Serão mais de 400 alunos participantes realizando atividades  artísticas e pedagógicas de diversos temas, a exemplo da questão das drogas, do foco do mosquito Aedes aegipty, da violência de gênero, dos prejuízos causados pelo consumo do álcool, das doenças sexualmente transmissíveis, da violência doméstica e dos desafios do mercado de trabalho.

Adjane Moura explicou que a culminância do Plano de Ação Comunitária é um evento que resgata a importância do jovem como protagonista e participante enquanto cidadão.

“Além das atividades propostas por eles, a Seides será parceira e levará outras ações, a exemplo da retirada da primeira carteira de trabalho, oficinas de primeiro emprego, entre outras ações”, informou.

Ficha Técnica

Quem?

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação – Programa  Nacional Projovem Urbano/Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seed/Seja)

Faz o quê?

Convida para o intercâmbio de saberes e exposição de ações do Plano de Ação Comunitária do Programa Nacional Projovem Urbano.

Quando?

Quarta-feira, 10/08/2016, às 14h

Onde?

Complexo Cultural Gonzagão, avenida Heráclito Rollemberg, conjunto Augusto Franco, em Aracaju (SE)

Por quê?

Devido à importância de promover a culminância prevista na proposta pedagógica do Projovem Urbano, que apresenta em seu currículo a dimensão conhecida por Participação Cidadã, propondo aos envolvidos no projeto a preocupação deles com os problemas que mais afetam a população dos municípios onde residem.

Assessoria de Comunicação da SEED