Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Alunos desenvolvem produto natural para combater pragas (Foto ascom)

SONY DSC

O controle de pragas agrícolas normalmente é feito através de produtos químicos como pesticidas ou praguicidas, que são agrotóxicos prejudiciais à saúde. Com objetivo de buscar uma alternativa para o controle das pragas, o professor Luiz Pereira da Costa está desenvolvendo o projeto “Utilização de Fungos Entomopatogênicos no controle de pragas agrícolas”.

A meta do projeto é utilizar fungos entomopantogênicos, que são fungos utilizados para paralisar os insetos para desenvolver um produto natural. Os fungos são utilizados como um bioinseticida através da criação de uma formulação comercial, que só danifica a carcaça dos insetos, matando determinadas pragas das lavouras. A pesquisa tem o objetivo de desenvolver um produto passivo de ser aplicado em substituição aos agrotóxicos e pesticidas deixando em desuso o agrotóxico químico.

O projeto conta com o apoio de quatro estudantes do Colégio Estadual Tobias Barreto, sendo que dois são bolsistas e dois são voluntários. O professor Luiz Pereira explica que é importante o aluno ter vontade de conhecer o projeto. “A gente tenta estimular os meninos a desejarem conhecer porque é importante o interesse dos alunos. Não adianta o professor dizer “isso vai ser bom”. A gente tem tido bons resultados e jovens interessados.”

Luiz Pereira conta que o projeto tem apresentado bons resultados.“É um trabalho que nos deixa satisfeitos com os resultados já obtidos e acho que ainda tende a crescer porque tem vários pontos com gargalos que precisamos melhorar. A gente está tentando fazer uma pesquisa do mais alto nível de excelência possível”.

Apoio

O projeto é parte do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBICJr), fruto de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe (FAPITEC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

Assessoria de Comunicação

Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – Fapitec/SE

Leia também