Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Gravação de Machado, sem autorização, também deve ser investigada!

Não há como negar que a declaração do vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), no áudio gravado e editado de uma conversa sua, sem a devida autorização, estremeceu o mundo político sergipano. Ao ponto do prefeito João Alves Filho (DEM) reunir os presidentes dos partidos aliados e os vereadores de sua bancada para anunciar que não disputaria mais a reeleição e, menos de 12 horas depois, recuou e decidiu participar do pleito que se aproxima. Da forma como a gravação foi exposta, a leitura que se faz é que Machado foi bastante infeliz nas colocações, sobretudo porque por mais que ele entenda existir algum indício na PMA, pelo áudio sai para a opinião pública que ele estaria generalizando e atingindo a todos.

Mas este colunista não vai se deter a este aspecto apenas. A informação é que a Delegada de Polícia Civil, Daniele Garcia, foi designada para intimar Machado para uma oitiva onde ele terá que explicar, possivelmente na terça-feira (9), quem “não trabalha e só pensa em roubar” na administração municipal. O áudio viralizou nas redes sociais. O estrago foi tamanho que, após tanta polêmica para a indicação do vice de João Alves, a vaga caiu no colo do PSDB novamente, mas já não havia clima para Machado seguir no cargo. Muitos secretários e assessores da PMA estão chateados e, até, revoltados, com a generalização da declaração.

Desde o primeiro momento, Machado tem se colocado a disposição para prestar os devidos esclarecimentos. Não negou que seja ele no áudio, mas admite não se recordar sobre a conversa e, muito menos sobre quem gravou, e acredita que suas falas foram editadas em poucos segundos para que a gravação fosse exposta possivelmente para atender interesses políticos. Não há como não fazer essa associação com o vazamento nas redes sociais já na antevéspera do último dia para os partidos realizarem suas Convenções e definirem as chapas e coligações para a eleição municipal. É fato que o áudio vazou para tirar Machado da vice e, possivelmente, para motivar João Alves a desistir da disputa.

Mas se existe ou não algum tipo de corrupção na PMA, quem vai ter que explicar isto para a Delegada é o próprio Machado. Agora é fundamental que a Polícia não fique apenas nisso. Que ela se aprofunde na investigação do autor da gravação, sobre o vazamento do áudio. Estamos falando de uma gravação de uma conversa sem autorização e, quiçá, com o objetivo de usá-la politicamente, de tirar algum proveito com isso. Certo ou errado, infeliz ou não, Machado não sabia que estava sendo gravado, não se sabe o contexto da conversa e nem se as frases estavam colocadas naquela ordem. Uma edição pode ter transformado o produto final. E, por uma questão de justiça, inclusive perante o prefeito e os secretários, o próprio Machado precisa saber da verdade, ouvir a íntegra do áudio, para dar uma explicação.

Já vivemos sob uma realidade onde o País está descrente da classe política.  É um momento de profunda instabilidade e esse tipo de comportamento, de gravar a conversa alheia, se autorização, é algo deprimente, antiético e desprezível. É um ato de covardia! A Polícia precisa identificar e punir o autor da gravação até para que seja efetivamente dado o exemplo. A classe política ficou aterrorizada! Esse tipo de gravação, feita com Machado, pode ser feita com o governador, com o prefeito ou qualquer outra autoridade. É um comportamento perigoso, de profunda má fé. Que a Delegada extraia toda a verdade de Machado, mas que busque o autor da gravação. Sem contar que, para o Supremo Tribunal Federal, esse tipo de prova (gravação sem autorização) é prova é abusiva, ilegítima e inconstitucional.

Veja essa!

Em Poço Verde a disputa segue polarizada entre dois grupos tradicionais: José Everaldo tenta eleger o filho Iggor Oliveira (PSC); Antônio Dória tenta reeleger o sobrinho Thiago Dórea (PSB). Há quem diga que se tentou unir os grupos, mas a população local não aceitaria. Lá a rivalidade fala mais alto…

E essa!

Enquanto os dois grupos rivalizam, um grupo acaba de apresentar uma oportunidade de 3ª via no município, com o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Luiz Américo (PRB), que pela terceira vez disputa a eleição. Ele aposta nos votos de protesto para chegar lá. Nado Emídio será o vice.

Situação

O prefeito Thiago Dórea buscará a reeleição em 2016, mas com um novo candidato a vice-prefeito em sua chapa: o advogado Milton Eduardo. A atual vice, Rita Lula, rompeu com o prefeito, junto com outros vereadores e vai apoiar o projeto do PSC.

Oposição

Por sua vez, o pré-candidato Iggor Oliveira realizou uma grande convenção em seu município e convidou Roberto Barracão para ser seu companheiro de chapa. Pelo visto a aliança PSC/PSB em Aracaju não se repete no interior. Pelo menos em Poço Verde, rivalizam bastante.

Exclusiva!

Este colunista tomou conhecimento que o Procurador-Geral do Ministério Público Estadual, Rony Almeida, e o promotor de Justiça, Bruno Melo, receberam graves denúncias documentais supostamente contra o governo do Estado, envolvendo duas secretarias importantes e a empresa Via Mídia.

A frente do menor Estado da Federação, pelo visto, o governador Jackson Barreto (PMDB) decidiu bater de frente com o presidente da República, Michel Temer (PDMB), Para justificar os atrasos e parcelamentos dos salários dos servidores, desde o final de 2014, agora JB responsabiliza o governo federal.

Conveniência

O interessante é que, na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) pela Câmara Federal, JB liberou o deputado Fábio Reis (PMDB) a votar a favor da cassação. Depois nem ficou nem Sergipe para recepcionar Dilma, recentemente. Talvez a conversa com Temer, essa semana em BSB não tenha sido animadora, e ele resolveu se rebelar…

 

Golpe?

Com a desculpa da aliança histórica em Aracaju, o PCdoB e o PT formalizaram uma aliança política com o PMDB, de Fábio Reis, e o PRB, de Jony Marcos, que votaram a favor do afastamento de Dilma Rousseff. Em Socorro, o PMDB indicou o vice e o Pastor foi para a linha de frente atacar a oposição.

E o golpe?

O interessante é que em Aracaju ou em Socorro, para atacar os adversários, petistas e comunistas os batizaram de “golpistas”. Mas só é “golpista” quem está na oposição? Se for para ser aliado deixa de ser “golpista”? Pelo visto tem alguém levando um “golpe” nessa história e não é a classe política…

Chapão

Ficaram definidas as chapas para os proporcionais na coligação de Valadares Filho. No “chapão” vão PSB, PRTB, PROS, PMB, PR e PTC. A chapa elege cinco vereadores, mas há quem acredite que, a depender do quociente eleitoral, podem eleger até seis.

Principais nomes

Dentre os candidatos a vereador, disputam essas vagas Elber Batalha (PSB), Lucas Aribé (PSB), Bertulino Menezes (PSB), Max Prejuízo (PSB), Anderson de Tuca (PRTB), Ivaldo José (PRTB), Augusto do Japãozinho (PRTB), Morito Matos (PROS), Thiago Batalha (PMB) e Ademário Barreto (PTC), o “Dema”, que é irmão do deputado federal Adelson Barreto.

Chapinha I

A primeira chapinha será formada por PDT, PSDC, PP e PPL que deverá eleger dois vereadores. Os principais nomes são Jason Neto (PDT), Sargento Vieira (PDT), Sargento Edgard (PPL) e o Pastor Cristiano Bispo (PSDC).

Chapinha II

A outra chapinha é formada por SDD, PSC, PTB e PSL, que deverá fazer um vereador e, possivelmente outro, a depender da sobra (média) dos votos válidos. O principal nome desta chapa é o já vereador Pastor Roberto Morais (SDD).

Aprovação

Havia muita resistência dos partidos para acomodar o Solidariedade. No chapão e na primeira chapinha os partidos reclamaram por enxergarem um bom potencial no Pastor Roberto Morais. Na segunda chapa também teve dificuldade, mas o pré-candidato a vice-prefeito, deputado Antônio dos Santos (PSC), foi decisivo para que o SDD compusesse com o PSC.

Livro

A filha do jornalista Amorozzo Jorge, a escritora Alice Vitória, 13 anos, concorrerá a uma cadeira para a Academia Sergipana de Letras, e tem muita esperança em ser acolhida para poder representar a juventude intelectual. Autora de cinco livros, Alice já traz no currículo duas exposições internacionais, e participações em diversos eventos literários nacionais e internacionais. E no regimento não existem nenhuma cláusula que versa sobre idade do candidato.

Apoios

Já teve até seu primeiro livro “O Monstro de chocolate” adaptado para a tevê no SBT. Se os Acadêmicos realmente tiverem interesse em dar oportunidade de representatividade a juventude intelectual, esta é a hora! Segundo informações do pai de Alice, o ex-governador Albano Franco e Pascoal Maynard já manifestaram apoio. E por fora, os advogados Genisson Silva e Jadson Oliveira, mobilizam amigos pela causa, além do procurador-geral Rony Almeida e do promotor de justiça Fausto Valouis.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também