Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Sergipe pode sediar seletiva para o Mundial de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi (Foto ascom)

837d706148d12997d39b35cf8d5ac693

A previsão é que cerca de três mil atletas participem da competição em Aracaju

A capital sergipana pode sediar, no mês de outubro, uma das etapas nacionais da seletiva para o Mundial de Jiu-Jitsu, que acontece em março de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O evento em Aracaju deve selecionar os melhores atletas nessa modalidade, para a grande final, o Slam de Jiu-Jitsu, que será realizado em novembro no Rio de Janeiro. A previsão é que cerca de três mil atletas participem da competição em Aracaju.

As negociações entre o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp) e a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu (FBJJ), foram iniciadas nesta semana, depois de um encontro entre o secretário Saulo Eloy e o presidente da CBJJ, Valter Matos. Nos próximos, dias as duas entidades voltam a se reunir, para definirem as atribuições de cada uma e confirmar a realização do evento em Aracaju, com o apoio do Governo do Estado.

O Mundial de Jiu-Jitsu é uma iniciativa do Governo dos Emirados Árabes Unidos (E.A.U), que reúne os principais atletas do mundo nessa modalidade naquele país, com premiações que despertam o interesse de todos os participantes. Além do apoio logístico do Governo do Estado, a Seletiva de Aracaju será realizada pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu, Federação Sergipana de Jiu-Jitsu (FSJJ), também com apoio do Convencional Bureau de Aracaju.

Segundo o presidente da FBJJ, Valter Matos, a competição conta com uma programação para cada cidade onde é realizada.  “O evento já acontece no Brasil há oito anos. Eu particularmente gosto de Aracaju e, ultimamente, a cidade tem sido sub-sede de vários eventos esportivos, a exemplo dos treinos de aclimatação para olimpíadas do Rio 2016”, avaliou Valter Matos.

O presidente da FSJJ, Emílio Nascimento, disse que a realização do evento no estado será um marco para o esporte. “O abraço do governo a esse projeto, significará muito para o jiu-jitsu sergipano. Temos hoje no estado vários atletas, que são campeões internacionais da modalidade. A exemplo de Vancler Oliveira e Vagnet Oliveira. Teremos a oportunidade de apresentar os atletas daqui, competindo numa competição internacional, isso sem muitos gastos para eles”, comentou Emílio.

A realização desse evento no estado possibilitará a visita de milhares de atletas e turistas, que movimentarão o setor hoteleiro e a economia local. O evento terá cobertura total da imprensa nacional e internacional. Atletas como Hebert Santos, Minotauro, Vanderlei Silva, Mário Yamazaqui, possivelmente estarão competindo na modalidade em Aracaju.

Fonte ASN

Leia também