Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

“Polícia Legal” preocupa ainda mais os sergipanos!

Um dos problemas que mais afligem os sergipanos é, de longe, o crescimento da violência. Nosso Estado já foi um dos mais seguros do País, até pelas dimensões territoriais. Mas de 2010 em diante, pelo visto, a coisa desandou de vez. Desde então a Secretaria de Segurança Pública não conseguiu mais controlar os registros. Antigamente, era arriscado sair à noite, andar em lugares com pouco movimento, que normalmente onde os marginais agiam. Hoje a realidade é completamente diferente. As famílias não conseguem mais ficar em paz, não se faz um passeio com tranquilidade e a qualquer momento, seja dia ou noite, os bandidos podem agir.

É sequestro relâmpago, estouro de caixas eletrônicos e agências bancárias, assaltos a casas lotéricas, mercearias e supermercados, arrombamento de lojas, arrastões na Orla da Atalaia, nos terminais de integração, nos pontos de ônibus e nas saídas de grandes eventos. Até nos estacionamentos particulares os bandidos estão agindo. É uma sensação de impotência para a sociedade que paga seus impostos e espera, no mínimo, que os serviços públicos sejam prestados com o mínimo de eficiência, seja na Saúde, Educação, Saneamento Básico, infraestrutura e, principalmente, na Segurança Pública.

Não seria justo este colunista não reconhecer que o governo do Estado não investiu um aporte de recursos considerável na SSP. Mas desde 2010 que se cobrava o aumento do efetivo policial. Já se alertava sobre o crescimento da violência e sobre a quantidade de militares que se aposentaram. O poder público demorou demais! Prometeu, prolongou, prorrogou e quando o esperado concurso saiu, convocando 600 novos homens, cerca de outros 600 já haviam ido para a reserva, ou seja, enquanto a criminalidade hoje tem sido muito maior, o efetivo policial é praticamente o mesmo.

Como se não bastasse, somos dirigidos por um governo que demonstra ser completamente desorganizado. Peca pela falta de planejamento. Desde 2013 que os servidores públicos não têm reajuste salarial. Nem a inflação dos períodos tem sido concedida. O governo anunciou a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), uma conquista do funcionalismo, diga-se de passagem, mas com dois anos de atraso, com dois anos de perdas. Sem contar que várias categorias sofrem com salários defasados, com a falta de valorização. Insatisfeitos com as “falsas promessas”, os militares iniciaram o movimento “Polícia Legal”.

O movimento, que é legítimo, consiste em impedir que as viaturas irregulares, no que diz respeito a emplacamento, licenciamento e extintores vencidos, saiam dos quartéis. É adotar o mesmo procedimento que é feito nas ruas, inclusive verificando munições e coletes vencidos e se os motoristas das viaturas possuem curso de direção em emergência. Em síntese, aquilo que é obrigatório para qualquer cidadão comum, e passa sem qualquer fiscalização nas viaturas policiais, é a justificativa legal para a “greve branca”. Isso ainda não é um aquartelamento da tropa, mas já deixa a sociedade sergipana ainda mais intranquila.

Imaginem que, se não há tranquilidade para se andar nas ruas, com o efetivo policial presente, imagine com os militares fazendo policiamento sem veículos? Com segurança pública não se brinca e esta é uma prioridade. O governador Jackson Barreto (PMDB) tem, por obrigação, que deixar a política um pouco de lado e tentar buscar um consenso junto aos militares. Caso contrário, corremos o sério risco de entrarmos em uma espécie de caos social. Este colunista reforça a tese que o movimento dos militares é sim legítimo, mas não há como negar que a população de uma forma geral está ainda mais preocupada. E com razão..

Jailton Santana

Após tantas indefinições que cercaram a pré-candidatura a reeleição do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), ontem veio à tona o rumor que o vereador Jailton Santana (PSDB), pré-candidato a vice-prefeito na chapa, estaria desistindo do desafio. O assunto começou a ser ventilado nas rodas políticas e redes sociais.

Exclusivo!

Este colunista conversou com Jailton Santana, na noite dessa segunda-feira (8), e o mesmo negou qualquer possibilidade de desistência. “Sou pré-candidatíssimo! Minha candidatura só não está 100% confirmada porque todo mundo tem que esperar o deferimento pela Justiça Eleitoral. Isso não existe e é coisa plantada pela oposição para tentar desestabilizar. Nem faria sentido porque já não tenho mais como ir para a disputa de vereador. As atas já foram protocoladas”.

Reunião

O prefeito João Alves Filho se reuniu com seu secretariado nessa segunda-feira. O clima não ficou nada bom o vazamento do áudio de uma gravação, supostamente editado e sem autorização, de uma conversa do vice-prefeito José Carlos Machado. Certamente o prefeito passou uma “injeção de ânimo” nos auxiliares e tentou passar confiança.

Adriano Taxista

O vereador Adriano Taxista (PSDB) não esconde de ninguém o apreço que sente pelo vice-prefeito José Carlos Machado. O tucano, em entrevista no rádio, mais cedo, quando questionado se alguém teria insinuado agredir Machado na convenção do DEM, respondeu: “eu não percebi nada, mas se alguém pensar em tentar algo contra Machado, terá que tentar contra mim também”.

Bomba!

Este colunista chama a atenção do Ministério Público Estadual no sentido que fiscalize a finalidade dos galpões que pertencem ao Governo de Sergipe e que estão espalhados por todo o Estado, sobretudo em Aracaju. Não custa nada fiscalizar! Existem rumores de que tem gente alugando o espaço que é público por um valor irrisório e sublocando o mesmo recebendo um valor 10 ou até 20 vezes a mais. Já existem até casas de shows funcionando em um desses galpões. Pelo visto temos verdadeiros “negócios da China” por aqui…

Veja essa!

No vazamento do áudio de uma suposta conversa com vice-prefeito José Carlos Machado, o delegado-geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, antecipou-se e designou a delegada Daniele Garcia para intimar o tucano para ouvi-lo sobre a gravidade de suas denúncias. Levou em consideração a preservação do erário público.

E essa!

Em maio passado, o presidente do Tribunal de Contas, Clóvis Barbosa, baseado no relatório de duas inspeções feitas TCE na Fundação Hospitalar de Saúde, denunciou publicamente que havia uma dívida com fornecedores da ordem de R$ 300 milhões. “Um valor impagável”, disse à época. E, como perguntar não ofende, por que o delegado-geral da PC não adotou o mesmo procedimento com o presidente do TCE?

Tem que ser ouvido

A partir do momento em que o presidente do TCE anuncia, publicamente, que existe um rombo de R$ 300 milhões em um órgão da administração estadual em Sergipe era necessária, no mínimo, uma intervenção. E por que não ocorreu até hoje? Houve pressa para ouvir as declarações de Machado e até agora será que a delegada Daniele Garcia já ouviu alguém a respeito dessa fortuna “impagável”, como bem disse o conselheiro?

Valadares

O senador usou as redes sociais nessa segunda-feira (8), para mandar alguns recados para o governador Jackson Barreto. “Minha gente, asseguro a todos que não vou cair na armadilha de contribuir para tirar do foco a campanha de Valadares Filho e seu projeto para Aracaju. Vamos lutar sem medo e sem ódio por uma mudança completa na maneira de fazer política em Aracaju e no Estado, doa a quem doer”.

Sem baixaria

Em seguida, o senador disse que o grupo responderá com trabalho e confiança apoiando as propostas dos candidatos nos municípios sergipanos. “É o que o povo espera de nós!”, disse, acrescentando que “Como o governador Jackson Barreto já decretou a sua própria aposentadoria, não me sinto confortável em dar resposta aos seus ataques”.

Ironia

Ao concluir suas postagens, o senador Valadares preferiu um pouco de ironia. “Sempre tive respeito aos que, ao final da carreira, escolhem o lazer, o descanso e as praias caribenhas para gozar sua merecida aposentadoria”.

Jackson Barreto

Por sua vez, Jackson rebateu, também nas redes sociais, dizendo que “prefiro ser um governador solitário do que ter a companhia de André Moura. Quem diria, o Senador Valadares trocou a companhia de Belivaldo Chagas pela de André Moura. Uma pena!”.

Avaliação

Jackson Barreto faz a política ao seu estilo, mas esquece que é o governador de todos os sergipanos. Devia preservar um pouco mais a instituição do cargo. No final do mês, se o Congresso Nacional determinar o afastamento definitivo de Dilma Rousseff (PT), JB vai precisar muito de André Moura, como líder do governo Temer, nos últimos dois anos de seu mandato.

Tem que separar

O governador tem que aprender a separar a administração estadual da política partidária. É histórica e legítima suas divergências com o deputado federal André Moura. Mas como chefe de um Poder, chega a ser inconsequente um governador, que atrasa e parcela os salários dos servidores, ir para o confronto direto com um deputado federal e representante do atual governo federal no Congresso. É preciso agir mais com a razão do que com o coração…

Igreja com Edvaldo

Um almoço no último final de semana, organizado por dirigentes do PRB, selou o apoio de pastores evangélicos da Igreja Universal à candidatura de Edvaldo Nogueira a prefeito de Aracaju. Na oportunidade, os pastores Heleno Silva (prefeito de Canindé) Jony Marcos (deputado federal) e Mardoqueu Bodano (ex-deputado estadual) ressaltaram a importância da unidade da igreja e dos seus fiéis na campanha de Edvaldo.

Crítica a João

Estavam presentes na reunião, entre muitos convidados, o Pastor Alves, candidato a vereador na capital, e o Pastor Cláudio, candidato em Nossa Senhora do Socorro. Os pastores fizeram questão de lembrar que foi na administração de Edvaldo Nogueira que a pedra fundamental da Catedral evangélica (que a Igreja Universal pretende inaugurar em breve) foi lançada. Eles reclamaram da demora nos alvarás concedidos pela gestão de João Alves Filho.

Com Lula

O secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macêdo, cumpriu, ao longo da última semana, uma extensa agenda de participação em convenções do partido pelo Nordeste. Acompanhando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele representou a Direção Nacional do PT em eventos realizados em Maceió (AL), Natal (RN) e Fortaleza (CE). Márcio também visitou o assentamento Lulão, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em Porto Seguro (BA).

Luciano Pimentel

O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), apresenta nesta terça-feira (9), na AL, uma proposta de lei com a finalidade isentar de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) todos os proprietários de veículos legalmente envolvidos com a prestação de serviço no transporte escolar sergipano.

Isenção

A intenção do projeto é alterar a Lei nº 7.655/2013, que já garante a mesma isenção para outros veículos em outras áreas. Serão contemplados os veículos rodoviários empregados exclusivamente no transporte escolar, com capacidade mínima de sete passageiros e limitada a 20, de propriedade de motorista profissional autônomo ou cooperativado, devidamente habilitado.

Lucas Brasil

O radialista e jornalista Lucas Brasil vem se destacando na Colônia 13, em Lagarto, onde comanda um programa diário de jornalismo que traz informações não apenas do povoado, mas do município e de toda a região Centro-Sul do Estado. “Debatemos política, cultura, agricultura e muitos outros temas que são extremamente relevantes para a nossa região. Para um início de projeto estamos surpresos com a audiência. Nosso compromisso é com a informação e com o respeito aos nossos ouvintes”.

Maria Mendonça

A deputada estadual Maria Mendonça (PP), em alusão ao “Dia do profissional da Educação”, questionou: “Comemorar o quê? Salários parcelados? Poder de compra comprometido? Estruturas escolares desmanteladas? Alunos sem merenda e sem transporte? Péssimas condições de trabalho? Infelizmente, essa é uma realidade que eles vivem hoje”.

Negligência

“Portanto, esse é mais um dia de luta por condições dignas, o que infelizmente não vem sendo garantido a nenhum trabalhador público desse Estado. O Governo, lamentavelmente, tem negligenciado e tem deixado o funcionalismo público em apuros”, acrescentou Maria Mendonça.

Goretti Reis

A deputada estadual Goretti Reis (PMDB), como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, fez um convite para a sessão especial em homenagem aos 10 anos da Lei Maria da Penha, comemorado dia 7 de agosto, que vai ser lembrado na Assembleia Legislativa, nesta quinta (11) com a homenagem a pessoas que trabalham na luta contra a violência doméstica e em favor dos direitos adquiridos com a implantação da lei.

Maria do Carmo

A senadora licenciada Maria do Carmo Alves (DEM) destaca os avanços registrados, em favor da mulher, após a aprovação da Lei Maria da Penha que completou 10 anos. “É uma lei símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil e que trouxe significativos avanços, especialmente, no combate à violência contra a mulher”, destacou a senadora, que responde pela Secretaria da Família e Ação Social do município de Aracaju.

Políticas públicas

Para ela, apesar da importância da Lei, faz-se necessária a implementação de políticas públicas para torná-la eficaz e abrangente. “Grande parte da população reconhece a Lei, sabe do seu alcance no sentido de proteção à mulher, mas nem sempre a vítima se sente à vontade para denunciar o seu agressor. Em geral, essa indisposição é gerada pelo medo, mas muitas vezes é, também, pela falta de um local onde ela possa ir e se sentir bem acolhida, ser ouvida sem sofrer preconceitos ou pré-julgamentos”, afirmou Maria do Carmo.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também