10/08/16 - 05:21:10

Aparelho adquirido pela Sema mede resistência e pode salvar árvores (Foto Wikipédia)

Nesta quarta-feira (11), no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), haverá a entrega e treinamento de uso do Resistógrafo, novo dispositivo adquirido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que visa criar um sistema de medição mais fácil e preciso para detectar problemas internos nas árvores. A empresa PD Instrumentos, através da bióloga Tânia Cristina Castroviejo e o técnico Wanderley das Neves Cardo, estará à frente do treinamento e da entrega do aparelho.

A apresentação do dispositivo será aberta ao público em geral, no período da manhã, a partir das 9h. Já na parte da tarde, às 14h, o treinamento será para os servidores da Sema que irão manusear o Resistógrafo.

O dispositivo mede a resistência da madeira, através da penetração de uma agulha inserida com movimentação constante em uma árvore. O uso do Resistógrafo será muito importante para detectar problemas como o apodrecimento do lenho, causado por doenças ou qualquer outro dano não aparente, antecipando riscos de árvores que podem cair.

“ Hoje, se uma árvore aparentemente apresentar risco de queda ou se há presença de cupins, muitas pessoas solicitam logo a supressão da mesma. Porém, na maioria das vezes, a árvore pode ser recuperada. O Resistógrafo vai cumprir esse papel de identificar como está a árvore internamente, podendo, inclusive, evitar sua supressão”, explica o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.

Deise Dias