11/08/16 - 11:32:56

“Tudo que Move é Sagrado”, esculturas de Ofá Modê, na Galeria do Sesc (Foto ascom)

O Sesc abre dia 12 de agosto, sua quarta exposição intitulada “Tudo que Move é Sagrado”, de Ofá Modê, selecionada pelo edital da Galeria de Arte. Nessa mostra, o artista autodidata apresenta sete esculturas modeladas em argila, fundidas em areia e cimento, e ornamentadas com indumentárias da cultura africana, com o objetivo de valorizar sua ancestralidade e fortalecer as relações entre história, arte e cultura afro-brasileira.

Segundo Modê, tudo começa pela argila e depois da obra pronta cada peça tem uma história, que talvez nunca se saiba qual é, tornando-se um segredo sagrado entre o artista e a obra.

Com três eixos – princípio, movimento e vida – a exposição constrói uma estética e espiritualidade forte, não só pela matéria-prima das obras de arte, mas por todas estarem ligadas a Exu. Cada escultura destaca-se por um movimento articulado a essa divindade africana, seja antepassados ou contemporâneos. “Sem Exu, não existe vida em movimento”, disse Ofá Modê

Nesse contexto, considerar a arte como mecanismo de mudança e movimento é, perceber também, o caráter transcendental de transformar olhares, criar novos horizontes, assim como estabelecer vínculos mais sólidos com nossas forças divinas, independentes da iconografia de cada culto.

“Dessa forma, a exposição torna-se elo entre dois pontos: o artista e a diversidade cultural, ambos mutáveis que merecem respeito. A iniciativa do Sesc oportuniza a divulgação de trabalhos artísticos e amplia discussões voltadas ao tema, desmistificando preconceitos com relação aos símbolos da cultura africana e afro-brasileira”, acrescentou a curadora do Sesc, Vanderléa Cardoso.

A exposição ficará em cartaz até o dia 23 de setembro e os educadores interessados em realizar mediações culturais podem agendar visitas através do sescgaleria@gmail.com ou (79)3216-2753.

Visitação: 15 de agosto a 23 de setembro de 2016

Galeria de Arte do Sesc

Rua: Senador Rollemberg, 301 | São José | Aracaju-SE

ARTISTA

Ofa Mode

CURADORIA

Rodrigo de Freitas

TEXTOS

Dagoberto Machado

Michele Vasconcelos

FOTOS

Oliver Garcia

Pablo Eutério – Alapeji

EDUCATIVO

Vanderléa Cardoso

Naldo Telles

APOIO

Marcenaria Barbosa

LocMaq Máquinas e Equipamentos

Neo Comunicação Visual

Gráfica J Andrade

REALIZAÇÃO

Fecomércio| Sesc

Da assessoria