11/08/16 - 14:24:39

Estudantes do SENAI visitam a Biblioteca Pública Epifânio Dória (Foto ascom)

A Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) recebeu estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para uma visita na manhã da desta quinta-feira, 11. O Grupo conheceu as instalações e setores da Biblioteca e parte da cultura popular sergipana por meio de documentários, poesias e cordéis.

No início, os alunos assistiram a uma palestra sobre cultura popular e com a biografia de diversos artistas sergipanos que fizeram história no cenário estadual. Manoel de Almeida Filho e Silvio Romero foram dois dos diversos escritores citados.

Aproveitando o tempo dos jogos olímpicos, foi apresentado um documentário da Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, chamado “O Salto do Adhemar” que conta a história de Adhemar Ferreira da Silva, o primeiro brasileiro a entrar no Hall da Fama do Atletismo.  Ele era conhecido por superar limites e pelas coincidências que fizeram dele um grande nome, conhecido não só por seus recordes, mas também por seu carisma.

Depois das apresentações, os alunos visitaram a parte superior da biblioteca e se encantaram com o setor de Arquivo, sobretudo pelos antigos jornais e com a Sala de Cultura Popular, e a apresentação de cordéis recitados pela coordenadora do espaço, Izabel Nascimento. Por fim, na parte inferior da Biblioteca, visitaram a Galeria J. Inácio e apreciaram a exposição “Primeiras e Inéditas”, do artista visual Alan Adi, que está à mostra desde o dia 14 de Julho.

Grupos ou escolas interessadas em participar das atividades da Biblioteca Pública Epifânio Dória podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179 – 1907. A II Exposição Nosso Folclore segue aberta ao público até o dia 30 de agosto. A Biblioteca está localizada na Rua Villa Cristinha, s/n, Bairro 13 de Julho.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura