11/08/16 - 14:59:07

Hospital Regional de Lagarto atendeu mais de 6 mil usuários em julho (Foto ascom)

De acordo com os balanços gerenciais e de produção do HRL, em julho deste ano, pela segunda vez, o hospital superou a casa dos 6 mil pacientes atendidos

11 de Agosto de 2016 | 11:51

Com taxa média de ocupação de 98%, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, região Centro-Sul de Sergipe, atendeu mais de 6 mil pacientes no mês de julho. A UTI do Hospital de Lagarto dispõe de dez leitos e foi a primeira a ser implantada  no interior de Sergipe, através da Reforma Sanitária e Gerencial do  Sistema Único de Saúde (SUS), concebida  a partir de 2007 pelo Governo de Sergipe,  por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Ao chegar aqui, não encontramos um médico ou um enfermeiro estressado. Só tenho a agradecer por minha mãe está sendo atendida com muito carinho. Acho que Deus a colocou  no lugar certo, pois a equipe neste hospital é mil”. A declaração é da confeiteira Vânia  Soares, 42 anos,  ao manifestar satisfação com o atendimento proporcionado à sua mãe, M.N.A., 75 anos, internada  na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRL.

“Minha mãe teve Acidente Vascular Cerebral (AVC) e vai completar quatro meses de internada aqui em Lagarto. Graças a Deus, muito bem acolhida e assistida pelos profissionais”, reforça a confeiteira, que mora no bairro Coroa do Meio, em Aracaju.

Assim como a mãe de dona Vânia Maria,  milhares  de usuários do SUS são  assistidos todos os meses  no  Hospital Regional de Lagarto, gerenciado pela Fundação Hospitalar  de Saúde (FHS) e atualmente em fase de federalização para  transformar-se, no futuro, em Hospital Universitário. No mês passado, o número  de pacientes  atendidos no HRL foi o segundo maior, desde a inauguração da unidade, em julho de 2010.

De acordo com os  balanços gerenciais e de produção do HRL, em Julho deste ano, pela segunda vez,  o hospital superou a casa dos 6 mil pacientes  atendidos. Foram no  total 6.029,  número  inferior apenas ao registrado em junho de 2013, quando a unidade assistiu 6.326 usuários do SUS. O número de novas  internações também  foi  um dos  maiores, chegando  a 353 no mesmo período, com taxa média diária de ocupação de 98%.

“Os resultados obtidos no mês  de Julho confirmam o nível de resolutividade e o expressivo significado  que  o Hospital Regional de Lagarto tem para a Rede Estadual de Urgência e Emergência. Esses e outros números expressam todo o potencial de resolutividade proposto para o hospital, salientando ainda que nesse mesmo mês, nossa taxa média de transferência externa voltou a ser uma das menores da rede: 0,37%”, ressaltou o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior.

Outros números

Além desses números, outros  também demonstram a importância do HRL  para a descentralização e regionalização do acesso aos serviços de  saúde na área hospitalar, garantindo assistência tanto à população do Centro-Sul de Sergipe, como para usuários do SUS de outras  regiões do  Estado e de  municípios  baianos circunvizinhos.

Em julho, o Hospital Regional de Lagarto  realizou quase 24.700  procedimentos de urgência e emergência, como consultas especializadas em ortopedia, pediatria, clínica geral e atendimentos de enfermagem em geral, a exemplo de administração de medicamentos, aferição de pressão arterial e inalação/nebulização.

Ainda no mês passado, o HRL  realizou  quase 100 cirurgias, sendo que 88 delas  em ortopedia, especialidade  na qual a unidade é atualmente uma referencia para toda a região Centro-Sul. E os benefícios  não param por aí, já  que no mesmo período  o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) ofertou aos  usuários quase  15.400 exames, dos  quais 12.456 laboratoriais clínicos  e 1.905 radiológicos. Também foram realizados, no mesmo mês, em torno de 350 eletrocardiogramas (ECG) e de 230 ultrassonografias.

Fonte ASN