11/08/16 - 15:03:22

Sergipe terá mais dois serviços habilitados pelo Ministério da Saúde (Foto ascom)

Unidades habilitadas passarão a dispor de reabilitação física e intelectual para o atendimento de crianças, adolescentes e adultos

O Ministério da Saúde (MS) habilitou na semana passada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (Apae) para atendimento às pessoas com deficiência. A iniciativa visa garantir assistência à população em Sergipe que contará, também, com o suporte oferecido pelo Centro Integrado Raio do Sol.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), fará o custeio mensal no valor de R$140 mil para manutenção de cada uma das unidades habilitadas, que passarão a dispor de reabilitação física e intelectual para o atendimento de crianças, adolescentes e adultos.

“Estes serviços fortalecerão as ações de atenção à criança e de apoio e orientações à família, promovendo cuidados de prevenção de sequelas através da reabilitação das crianças com Microcefalia no Estado”, explica a coordenadora da Rede Estadual de Cuidados às Pessoas com Deficiência, Renata Coutinho.

Com a aprovação, a Apae iniciará a adequação exigida pelas portarias ministeriais que incluem, entre outros requisitos, a oferta de  médicos neurologistas, psiquiatras, ortopedistas e profissionais como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros.

Segundo o presidente da Apae, Max Guimarães, a instituição já está em processo de contratação para aumento do quadro profissional e a previsão é de que já iniciem atendimento em setembro. “Estamos ansiosos. Esse será um atendimento importantíssimo, que ampliará a nossa oferta”, comemora.

O Centro Integrado Raio do Sol está em fase de finalização da entrega da documentação e, segundo explica Renata Coutinho, deverá ter habilitação aprovada nas próximas semanas.

“Os serviços atenderão toda a população sergipana, sendo a Apae  responsável pelo atendimento das regionais de saúde de Nossa Senhora do Socorro,  Propriá, Lagarto, Estância, Itabaiana, e Nossa Senhora da Glória e o Centro Integrado  Raio do Sol pela assistência na regional de Aracaju”, conta.

Fonte ASN