Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

CONGRESSO MARCA A ABERTURA DOS JOGOS DA PRIMAVERA 2016

___________110816 02

Por Lívia Lessa

Atletas, alunos, professores, coordenadores e diretores se reuniram na noite desta quarta-feira, 11, no Congresso de Abertura da 33ª Edição dos Jogos da Primavera. O evento aconteceu no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto.

Os Jogos da Primavera são uma ação de Governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e representam o maior evento do deporto escolar em Sergipe. O evento conta com o envolvimento do maior número de atletas participantes.

O Congresso marcou a abertura dos Jogos da Primavera. Na oportunidade, foi apresentado o formato das competições, além das diretrizes que permeiam e regulam os jogos.

Para a professora do Centro de Esportes do bairro Santos Dumont e treinadora de judô e luta olímpica, Lindsei Brabec, esse Congresso é importante para marcar o início dos Jogos e reunir os professores e treinadores que trabalham com esporte no estado de Sergipe.

Educação e esporte

O presidente do Conselho Regional de Educação Física da Seccional 13 – Bahia/Sergipe, Gilson Dória, verifica que é de suma importância para os estudantes sergipanos que a Seed mantenha a realização dessas competições. Além disso, o país está vivenciando esse espírito olímpico.

“O esporte não apenas proporciona uma forma de educar, mas também permite uma melhor qualidade de vida e uma opção de lazer para os jovens atletas. Dessa maneira, os Jogos da Primavera são uma atuação importante na área da Educação, no que se refere à formação da criança e do adolescente. Eu parabenizo o secretário Jorge Carvalho que, mesmo com as dificuldades financeiras, mantém a realização do evento”, reconhece Dória.

Descoberta dos novos talentos

De acordo com a superintendente da Seed, Marieta Barbosa, as competições permitem as descobertas dos novos talentos do cenário esportivo do estado.

Para ele, o que os estudantes aprendem com a prática esportiva eles levam para outros âmbitos da vida pessoal, como por exemplo o foco, a disciplina, a dedicação e a importância do trabalho em equipe.

“É importante destacar que o secretário Jorge Carvalho não mede esforços para fomentar o desporto escolar nas instituições de ensino da rede estadual. É inegável que, através das atividades esportivas, os estudantes constroem valores e são capacitados para lidar com as situações do cotidiano”, disse a superintendente.

A inclusão por meio do Esporte

Segundo a professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do DEF, o esporte deve ser encarado como um complemento na formação dos discentes. A prática esportiva é um instrumento de conhecimento e inclusão que cria lastros que serão alicerces na vida desses jovens.

“Os atletas não estão apenas na busca da vitória, mas é um momento de socialização entre os alunos da capital e do interior”, salientou.

Marcela Gardênia Oliveira Lima, aluna do 1° ano do Colégio Estadual Presidente Nelson Mandela e paratleta, relembra que há um ano quando começou a se envolver com o esporte, sua primeira competição foi nos Jogos da Primavera.

“Sou apaixonada pelo atletismo e cada vez mais eu busco alcançar novas metas para conseguir me superar. O esporte me ajudou a ter autonomia na minha vida pessoal”, diz.

Ação de Governo

Os Jogos da Primavera são uma iniciativa do Governo do Estado de Sergipe. A Seed é a organizadora e executora do evento. Dessa maneira, as competições contam com o envolvimento das seguintes secretarias de Governo do Estado: Secretaria de Comunicação Social (Secom), Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria da Saúde (Ses), Secretaria do Turismo e Esporte (Setesp), Secretaria da Segurança Pública (SSP), além da Secretaria de Educação.

Modalidades dos Jogos da Primavera

Em sua 33ª edição, os Jogos contarão com 18 modalidades, quatro das quais são coletivas: futsal, basquetebol, voleibol e handebol. Já as demais modalidades permitem competições individuais, como: atletismo, natação, voleibol de praia, xadrez, badminton, ginástica artística, ginástica rítmica, ciclismo, judô, karatê, luta olímpica, paratletismo, paranatação e tênis de mesa.

Para mais informações é só entrar em contato com o DEF através dos telefones: 3194-3368 e 3194-3369.

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também